Da Redação / Fotos: Divulgação

Audi A4 Avant chega com motor 2.0 turbo, injeção direta e indireta combinadas e recursos semelhantes ao SUVzão Q7

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As station estão perdendo mercado para os SUV e Crossovers, é verdade. Mas, ainda existem apaixonados pelas “peruas”, como nós aqui na FULLPOWER – especialmente clássicas como Audi RS2, RS4 e a atualíssima RS6. A Audi apresentou agora a nova A4 Avant, que virá em versão única para o Brasil, com o EA-888 2.0 TFSI ultra de 190 cv, também usado em vários modelos do grupo VW e, em alguns carros, sua potência pode chegar aos 265 cavalos de fábrica.

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Entre as novidades do modelo, suspensão mult-link na dianteira e traseira (cinco braços), direção 100% elétrica e câmbio de sete marchas, S-Tronic, com dupla embreagem. A injeção trabalha com oito bicos: quatro nos cilindros e quatro no coletor de admissão. Eles são utilizados conforme a condução, priorizando torque, economia ou potência.

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Tanta tecnologia embarcada permitiu até usar um ciclo do motor diferente (quando necessário) do conhecido desde sempre, o Otto: admissão, compressão, explosão, exaustão. A ordem é a mesma, porém, na compressão, dependendo da situação, pode entrar em cena o Ciclo Atkinson onde a compressão difere levemente da utilizada no Otto, pois as válvulas de admissão ficam mais tempo abertas. Parece simples, mas para conseguir fazer isso, é preciso mais componentes mecânicos (braços/alavancas). Com a ajuda no sistema variável Audi Valvelift System deste motor, o funcionamento fica perfeito e permite essas prioridades para consumo, emissões de poluentes ou performance, conforme a vontade do condutor.

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Além de ponderar e entregar o melhor consumo de combustível e emissões, esse quatro cilindros ultra também entrega rendimento. Os dados impressionam no desempenho, com 0 a 100 km/h em 7s5 e máxima de 238 km/h, e no consumo, que pode chegar aos 12,5 km/litro no combinado cidade e estrada.

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Com quase 1,5 tonelada, o A4 Avant perdeu 120 kg em relação ao modelo anterior, graças ao uso de alumínio e diversos tipo de aço pela carroceria da plataforma MLB – que também é utilizada hoje no Q7 e A5, por exemplo, mas que também estará em novos modelos da marca. Em comum para todos os modelos que a usam a MLB Evo, há apenas uma medida: do centro da roda dianteira até os pedais para o motorista. Daí para trás a plataforma pode sofrer alterações.

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Mudanças a bordo

Por dentro o A4 Avant é bem luxuoso e com acabamento primoroso. Duas telas estão à disposição do motorista: uma no cluster de instrumentos que pode ter seu tema alterado e outra em cima do painel que serve como navegador, informações de áudio… Dispositivos Android ou iOS são conectados facilmente e as duas plataformas têm aplicativos pré-definidos e utilizáveis. Não se trata de um espelhamento, mas sim um acesso fácil a alguns aplicativos que a própria Google ou Apple disponibilizam.

audi-a4-avant-25BX AJBuchas_610x200O novo A4 Avant será oferecido a partir de R$ 187.990, com 14 opções de cores, entre elas duas sólidas. Cinco dessas 12 cores são novas na linha Audi. Os opcionais são pacote Assistance, por R$ 12.600 (estaciona sozinho…) , pacote Tech R$ 10.200 que oferece o head-up display e som Bang & Olufsen com 19 falantes e o teto-solar panorâmico por R$ 11.000.

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Ficha técnica

Motor: quatro cilindros, 2.0 TFSI 1.984 cm3

Potência 190 cv de 4.200 a 6.000 rpm

Torque 32 kgfm de 1.450 a 4.200 rpm

Taxa de compressão: 11,7:1

Tração dianteira

Transmissão: S Tronic, 7 velocidades, dupla embreagem

Rodas: aro 18”

Peso: 1.460 kg

Comprimento: 4.725 mm

Entre-eixos: 2.820 mm

Porta-malas: 505 litros

Preço: R$ 187.990