Da Redação / Fotos: Fabiano Fonseca

Os clássicos nacionais dos anos 80/90 estão ganhando força. Modelos esportivos de época como Chevrolet Kadett GS e GSi, Volkwagen Gol GT, GTS e GTi, Ford Escort XR3, Fiat Uno/Tempra Turbo. Há restauradores e reparadores especializados nessas raridades. O trabalho atencioso desses profissionais demanda investimentos pesados para as joias embelezarem garagens e eventos. Que tal um VW Gol GTS, do final dos anos 80, custando quase R$ 50 mil?! E um Gol GTi, do início dos anos 90 por R$ 70 mil?! Calma que não acabou: a estrela deste video, um GT impecável, está sendo vendido por R$ 100 mil. Não caia da cadeira, hoje em dia está mais comum do que se pensa esses valores elevados para as raridades.

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O especialista Denilson Santos, o Deni, de Inadaiatuba (SP), se dedica há anos na restauração e conservação desses neo-clássicos. O Studio by Deni, como chama sua oficina, está crescendo a cada ano, dedicado pricipalmente aos tração dianteira e refrigerados a água, seja VW, Chevy, Ford…

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No caso deste Gol GT, o que já era um carro conservado foi levado para outro nível. Apesar de inteiro, o Volkswagen chegou com a pintura em vermelho royal gasta pelos anos. O Studio by Deni tirou toda a pintura, alisou o metal e veio num processo lento e meticuloso aplicando camadas bases. Tudo para deixar o Gol perfeito para pintura. vw-gol-100mil03 vw-gol-100mil02 vw-gol-100mil07

No processo de montagem é preciso observar detalhes para não descaracterizar o GT. O espaço entre a placa e as lanternas e a tampa do porta-malas tem um acabamento em grafite bem escuro, não é preto. O filete na dianteira tem espessura e posições exatas. Nesta restauração o dono fez questão de usar peças originais e novinhas. Essa escolha tem um preço bem salgado, pois alguns itens chegam a custar quatro vezes mais que os paralelos.

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O interior, por incrível que pareça, estava em bom estado. Só foi necessária uma lavagem profunda para trazer de volta à glória os bancos Recaro. Tudo está inteirinho, bem montado. Não há rangidos. Se por fora a ideia é ficar original, não é a mesma coisa com o motor. O motor AP foi aberto para 1.9 e está aspiradinho. A injeção de combustível fica por conta de uma FT500. Com isso o quatro-cilindros roda bem com 162 cavalos muito bem coordenados. Entendeu a razão do preço de R$ 100 mil?

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