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Sabe quanto de pressão usa um recordista da Arrancada em Interlagos? E quantas libras precisa ter no pneu para largar bem? Faz ideia de qual é a taxa de compressão ou mesmo quantas marchas eles usam em uma puxada em pistas de 201 metros? A reposta dessa e outras perguntas você confere na nossa nova seção, a “Receita de Campeão”. Nessas páginas, pilotos e preparadores vão contar detalhes e alguns segredos para virar um temporal na pista, seja ela de 201 ou 402 metros.

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Nesta “prova de abertura”, fomos à oficina de Alisson Maiello, preparador de apenas 27 anos da WMS Motorsports, de São Paulo. Lá, ele e o piloto José “Zequinha” Carlos abriram o capô e o datalloger do Gol e nos contaram como é montar e pilotar um carro de ponta. Allison, que trabalha desde os 12 anos em oficina, começou na Esther, onde seu irmão na época era gerente. Quando soube que a esposa estava grávida, já fazia bicos em casa, mas não era suficiente para atender a demanda de serviço. Há cinco anos, abriu a oficina e já colhe frutos de um bom trabalho em carros de quase 1.000 cv.
Quando chegamos na empresa, um verdadeiro time de funcionários estava ao lado do preparador e piloto. A princípio, a cara deles não era de bons amigos. Afinal, teriam que abrir o jogo de como fazer um carro ser ponteiro em uma das mais disputadas categorias da Arrancada, a Turbo B. Em Interlagos, Zequinha tem o melhor tempo do Drag Race, mas queimou a largada na última prova, perdendo o recorde. Mas, garante que volta com tudo na próxima etapa.

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Ele, inclusive, está voltando às pistas depois de sete anos sem correr e conta que a primeira puxada com o bólido foi complicada. “Na primeira vez que andei com o carro, não consegui ficar sem pisar na embreagem”, conta, se referindo ao sistema de troca de marchas que não pede o acionamento do pedal. Quando foi pra pista, o primeiro tempo foi alto: 8s1 com pneu radial Phantom, em Saltinho (SP). Depois, andou em Interlagos no final do ano, no Drag, e virou 8s0. Mas, a evolução foi rápida e, na primeira prova desse ano, virou o recorde de 7s487 a 173 km/h. “O segredo é ficar calmo na hora de alinhar. Eu fiquei ansioso porque queria bater o recorde de novo e talvez por isso queimei a largada duas vezes na última prova. O recorde de 7s381, hoje, é de Renato Paiva, o Renatinho, da SNC Racing.

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Abaixo, você confere a tabela com todos os equipamentos instalados no carro. “Claro que não adianta montar tudo isso, pois o mais importante é a calibração”, diz Allison sobre um investimento de quase R$ 150 mil. Tome nota e até a próxima!

Motor >> VW 2.0
Cabeçote >> fluxo cruzado de Golf da Autoplus com taxa de 10:1
Virabequim >> forjado com 92,8 mm de curso
Pistão >> Iapel de 83,5 mm
Bielas >> Cugnigam de 144 mm para bloco baixo
Comando >> Carline 330º x 330º
Válvulas >> 40 mm na admissão x 35 mm no escape
Coletor de escape >> Jé Escape
Coletor de Admissão >> Dual Plenum Autoplus
Válvula de alívio >> Maktech MT 400
Ice Cooler >> FuelTech
Turbo >> GTR 4094 Garret com saída em 3,5”
Bomba de combustível >> Magnafuel 750
Dosador HP >> Magnafuel 1×1
Combustível >> metanol sem nitrometano
Bicos >> 8 – 4 FordRacing e 4 Bosh, todos 160 lb/h
Bobina >> Chevrolet Vectra
Velas >> V Power com gap de 0,45 mm
Injeção >> FuelTech FT 500 calibrada em dinamômetro Dynomet
Booster Controler + Gear controler + Data Logger >> FT 500
Ignição >> Spark Pro II
Embreagem >> Ceramic Power multidisco
Câmbio >> Sapinho de 1ª a 4ª, coroa e pinhão
Alavanca >> da RX Motorsport
Ponta de Eixo >> Equipar de Dutaco com medidas para o Gol
Amortecedor Dia. >> haste mais curta e 70% mais carga para distensão
Amortecedores Tras. >> original com 70% mais carga na compressão
Alinhamento >> 1º de divergência na dianteira
Cambagem >> zero
Caster >> original
Pneus >> DOT Radial 225x50x15 com 5 lb para largar
Potência >> 746 cv a 7.200 rpm (com 2,3 kg de pressão)
Torque >> 66 kgfm a 6.000 rpm (com 2,3 kg de pressão)

Por: João Mantovani / Fotos: João Mantovani e Anderson “Dê” Carvalho

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