Cada automóvel tem uma história diferente para contar e, quando tratamos de veículos antigos ou clássicos, as conversas normalmente são ainda mais longas. Os milhares de quilômetros rodados nas mãos de diversos motoristas resultam na vivência de fatos inusitados, situações curiosas e muitos aprendizados. É exatamente o caso deste Ford 32, adquirido pelo empresário Valter Fernandes em janeiro de 2011. O modelo foi encontrado totalmente abandonado em um sítio de Piracicaba (SP), pedindo por uma restauração e upgrade completos para se tornar um legítimo hot rod. Assim, a raridade ganhou um capítulo adicional em sua vida.1 2011 JANEIRO (8)

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“Ele estava abandonado atrás de uma capela e até ninho de vespa dentro do motor ele tinha”, conta Fernandes, ao recordar do momento da aquisição do modelo. Após ter sido rebocada do local com um trator, a raridade foi encaminhada para um galpão da empresa de Fernandes, a Trans New, onde foi reformado de modo inusitado. Enquanto um hot rod normalmente é restaurado por empresas especializadas e profissionais que atuam há anos no ramo, o modelo destas fotos foi totalmente desmontado, tratado, pintado e reconstruído na transportadora de Fernandes, pelos mesmos mecânicos responsáveis por cuidar de sua frota de caminhões.hotrod5 Marcos Fernandes, filho de Valter e um dos envolvidos no desenvolvimento deste hot rod, explica que o desafio foi grande. “Ninguém da empresa havia feito esse tipo de trabalho antes. Foi uma novidade, e todos foram aprendendo como fazer este tipo de restauração durante o processo. E o resultado foi positivo”, diz Marcos. A transformação do Ford 32 em um legítimo hot levou pouco mais de um ano e toda a lataria e chassi permanecem originais, de acordo com Valter. “Restauramos o modelo original e, felizmente, quase todas as peças puderam ser recuperadas” diz, com orgulho, o proprietário. Olhando ao vivo, o modelo impressiona, ainda mais se levarmos em consideração ao fato de que ele não foi restaurado por especialistas.

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O chassi do Ford 32 também recebeu reforços estruturais para suportar a nova alma do modelo: um motor 5.0 V8 de um Mustang 1995. E, para um toque extra de exclusividade, ele recebeu componentes para melhorar sua saúde, como pistões forjados Speed Pro, ignição ProComp, comando Summit Racing e cabos de vela Ford Racing de 10 mm. Como manda a tradição, o propulsor é alimentado por carburador: um clássico Holley Quadrijet de 650 cfm.

motorComo o modelo acabou de ser construído — seu hodômetro marcava apenas 98 milhas (156 km) quando as fotos desta matéria foram tiradas —, ainda não foram realizados testes em dinamômetro ou acerto fino no motor, mas é estimado que o rendimento gire em torno de 300 cv.  O hot rod de Fernandes também recebeu um câmbio C4 automático de três marchas da FoMoCo e um eixo traseiro com diferencial de Mustang 95. Para tornar o timbre do motor V8 em música clássica, um sistema de escape desenvolvido pela Giba Escapes entrou em cena e mostra bom resultado: ele ronca alto quando é exigido ao máximo e se mantém em níveis aceitáveis quando o motorista está apenas querendo desfilar sem pressa.

hotrod7Para auxiliar o modelo a ter dirigibilidade aceitável nos dias de hoje, foram empregados freios a discos de Ford F-1000 e suspensão Super Bell na dianteira, além de discos de Mustang e sistema de amortecimento de disposição four-link na traseira.

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hotrod3“Queria que esse hot fosse criado para rodar nos finais de semana e não me preocupei em colocar muitos detalhes cromados, com cores diferentes. Queria um carro para rodar”, explica Fernandes, justificando a aposta em um visual que respondesse à tradição e que não caísse em exageros nos detalhes. Embora tenha optado pelo visual mais conservador, a seleção e utilização de peças para o Ford 32 foi feita com esmero. Componentes como o quadro do para-brisas, instrumentos internos, rodas Dayton Knock-Off, entre outros, foram importados diretamente dos Estados Unidos. O pinstripe na carroceria foi feito por Marcelo Lobão.

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Alguns ajustes ainda precisam ser realizados no Ford, de acordo com Valter. “O raio de giro, por exemplo, ainda é muito grande para manobrar na cidade. E, como se trata de um carro que acabamos de desenvolver, certamente aparecerão alguns detalhes para corrigir e modificar. É assim que funciona com tantas adaptações”, explica. Mas, isso é o de menos. Restaurado e projetado de modo incomum, este Ford 32 é a realização de um dos sonhos de Valter, que agora carrega uma história totalmente diferente para contar!

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