O Type R é a versão mais potente da história do Civic com seu motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 320 cv e 40,8 kgfm de torque. Não é surpresa, então, dizer que ele já está começando a encontrar seu caminho no automobilismo.

A equipe italiana JAS Motorsport, parceria oficial da Honda em competições, já preparou o novo Civic Type R para estrear na próxima temporada da Touringcar Racer International Series (TCR), categoria relativamente nova homologada pela FIA.

O atrativo da TCR é ser uma opção mais acessível para quem pensa em começar nesse mundo de competição, uma vez que as equipes aproveitam bastante os carros originais, o que reduz o custo de produção dos modelos. Além do Civic, o Opel Astra e o Volkswagen Golf GTI compõem o grid do TCR.

No caso do japonês, como você pode reparar na imagem lá em cima, o trabalho mais pesado ficou por conta da aerodinâmica, que recebeu um kit muito mais agressivo pra gerar downforce. O spoiler da frente, saias e aerofólio são todos triplicados de tamanho, praticamente, se comparados aos originais. A suspensão traseira ganhou uma barra estabilizadora e os braços independentes foram reforçados.

Sob o capô, só a ECU foi recalibrada, extraindo dez cv a mais do motor 2.0 turbo.

A temporada 2018 da TCR começa em dezembro.