No universo dos supercarros, tão importante quanto potência é reduzir peso. E a Porsche acabou de mostrar uma nova tecnologia que vai contribuir para que os 911 Turbo fiquem mais leves e, portanto, com maior desempenho.

Tratam-se das novas rodas feitas de polímero reforçado com fibra de carbono. Medindo 20 polegadas, as rodas são feitas com uma espécie de “tecido” de fibra de carbono trançada, que, de acordo com a fabricante, só a máquina deles consegue fazer. São 18 km de “fios” de fibra de carbono trançados numa base que dá origem à roda.

Novas rodas de fibra de carbono da Porsche

Depois do processo de trançamento, a roda é revestida por uma resina e exposta a altíssimas temperaturas e em seguida se esfria por um longo período para ficar bem mais resistente do que uma de liga leve convencional. Na verdade, a Porsche diz que as rodas de fibra de carbono são 20% mais fortes e 20% mais leves que as regulares.

A Porsche defende que é a primeira fabricante no mundo a usar um procedimento tão complexo como este para produzir as rodas de fibra de carbono. Não é a toa que o precinho delas, que serão opcionais, vai bater a casa dos 15 mil euros (cerca de R$ 55 mil) na gama dos 911 Turbo.