Você viu aqui a Renault liberou todas as informações do Megane R.S. no Salão de Frankfurt, mas outro hot hatch apareceu nos sites gringos com números de potência e torque confirmados. Ele não é um rival direto do Megane, por ser muito menor, mas também tem muito potencial pra divertir os entusiastas: é o Toyota Yaris GRMN.

Toyota Yaris GRMN

A Toyota confirmou que o motor 1.8 supercharged do hatchzinho gera 212 cv e 25,7 kgfm de torque, tudo sendo enviado às rodas dianteiras por um câmbio manual de seis marchas e diferencial com deslizamento limitado. Pesando só 1.134 kg, ele tem uma ótima relação entre peso e potência de 5,3 kg/cv, o que, diz a Toyota, é a melhor da classe.

Toyota Yaris GRMN

Com essas credenciais aí, a fabricante alega que ele acelera até os 100 km/h em 6,3 segundos. Eles prometem respostas de aceleração mais imediatas até do que as do Renault Clio R.S. 220 Trophy (que, embora mais potente, é mais pesado).

Toyota Yaris GRMN

A equipe GRMN — o braço de competição da Toyota — fez um belo trabalho no pequeno, pelo menos no papel. A suspensão tá 24 mm mais baixa, o carro conta com barra estabilizadora mais espessa, amortecedores da Sachs, discos de freio dianteiro de 275 mm, rodas de 17” da BBS calçadas com Bridgestone Potenza RE050, volante do GT86 e um sistema de arrefecimento do motor digno de um modelo V6. O kit aerodinâmico do carro também garante boa dose de downforce pro hatch.

Toyota Yaris GRMN

A Toyota vai oferecer 400 unidades do Yaris GRMN para a Europa. Espero que algum brasileiro aventureiro importe o bichinho pra cá, porque seria bacana vê-lo colando nos track days daqui!