10 dicas para cuidar das peças de plástico do seu carro

Data:

Compartilhe:

O seu carro está brilhando e com a pintura impecável. Lindo, né? Mas você cuida bem das peças de plásticos dele? Cerca de 8% do peso da sua caranga é puro plástico, e dos mais variados tipos de cores, texturas e resistência. Eles merecem atenção especial para não estragar e ficar com aquele aspecto feio e malcuidado. A falta de cautela pode custar uma grana pesada para restaurar ou substituir esse componentes.

Confira a seguir o que você deve fazer e o que tem de evitar quando o assunto é plástico.

  • A primeira regra, e uma das mais importantes, é jamais usar produtos à base de silicone para limpar as peças de plástico do seu carro. Eles dão brilho no começo, mas a película que formam depois resseca o material. O silicone ainda detona a proteção da pintura e também resseca o plástico. Use sempre um bom shampoo para carro. Esqueça receitas malucas, como usar solventes. Isso maltrata demais as peças plásticas a longo prazo.
  • As peças de plástico presentes no teto do carro são resistentes, mas podem manchar com seiva de árvore e fezes de pássaros (ou de outros bichos que usarem seu carro como uma latrina), por exemplo. Fique de olho e limpe muito bem essas partes para não ter aborrecimentos.
  • Observe com atenção o profissional que faz o polimento no seu carro. Se ele não proteger as peças de plástico com fita, é possível que a máquina marque o material. Pode ser ainda pior se ela arrancar um teco da peça. Aí será preciso abrir a carteira e comprar outro componente igual.
  • Plástico precisa de hidratação. O ressecamento esbranquiçado nos para-choques pode ser recuperado facilmente. O serviço realizado em oficinas especializadas demora de 2 a 3 horas.

    Peças de plástico esbranquiçadas podem ser revitalizadas com pistolas de ar quente
    Peças de plástico esbranquiçadas podem ser revitalizadas com pistolas de ar quente
  • Para não deixar o plástico preto da carroceria ressecar, use sempre produtos específicos à base de água. Eles custam até 3 vezes mais do que os de silicone, mas preservam as peças de plástico de forma mais efetiva.
  • No interior do carro também é preciso usar somente produtos à base de água para limpar as peças de plástico. Os de silicone evaporam rapidamente e sujam os vidros por dentro. As pessoas pensam que, por ser à base de água, o produto sai com água. Não é bem assim. O produto à base de água dura mais e conserva o material.

    Jamais utiliza produtos à base de silicone para limpar as peças de plástico do interior do carro
    Jamais utiliza produtos à base de silicone para limpar as partes plásticas do interior do carro
  • Não siga as receitas populares de usar “pretinho” para limpar as peças de plástico. Nada de colocar groselha, óleo de motor queimado, água com açúcar, gelatina com álcool, entre outras maluquices. Eles também acabam com o pneu. Use produtos industrializados e à base de água. Se levar num lava-jato ou oficina, pergunte quais são os produtos eles usam na limpeza desses componentes.
  • Se você mora em uma cidade com clima seco, vai precisar hidratar mais vezes as peças de plástico do seu automóvel. Em locais úmidos, a frequência com o cuidado na limpeza desses itens pode ser menor.
  • Alguns acabamentos de plástico da carroceria imitam cromado e também têm produtos específicos. Não use, pois há o perigo de deixar a peça opaca e, no pior dos cenários, descascar a pintura.
  • Cuidado ao pedir para lavar o motor do seu carro. Alguns lava-rápidos usam óleo diesel para tirar a sujeira. Isso prejudica tudo, principalmente os plásticos. Se for higienizar o cofre, use produtos à base de água nas peças plásticas.

VEJA MAIS:

Aprenda a aliviar o peso do seu carro para ganhar mais desempenho

Porsche Macan GTS no dinamômetro: o que mudou na eletrônica da nave?

Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada

Mais potente, mais leve e mais rápido. Essas são...

Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil

Nova marca chinesa no Brasil, a Neta Auto divulgou...

Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades

O casamento entre as picapes Ram e os motores...

Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa

A pré-venda do Ford Mustang GTD terminou esta semana...