Este é o Ford Bronco Sport, novo SUV médio que acaba de ser apresentado nos Estados Unidos. O modelo chega com design marcante e promessa de forte aptidão off-road para encarar o Jeep Compass. Curtiu o estilo dele? Então se prepare, porque o Bronco Sport deve ser lançado no Brasil em 2021. A seguir, listamos cinco coisas que você precisa saber sobre a novidade.

Design e interior: feito sobre a plataforma modular C2, a mesma dos Ford Escape e Focus atuais, o Bronco Sport tem visual inspirado no do Bronco – que também foi mostrado nesta semana em nova geração. Grade, faróis e estilo quadrado da carroceria remetem ao irmão maior. Por dentro, a referência foi o Escape e a Ranger, com traços mais retilíneos no painel e algumas exclusividades, como a logotipo do cavalo dando coice no volante.  

Medidas: o Bronco Sport tem 4,38 metros de comprimento, 2,08 m de largura, 1,78 m de altura e entreeixos de 2,67 m – porte muito semelhante ao do Compass. O vão livre do solo varia de acordo com a versão: são 19,8 centímetros na configuração de entrada e 20 cm na topo de linha. Com os pneus mistos opcionais, entretanto, a altura chega a 22,3 cm. O ângulo de entrada é de 21,7°, enquanto que o de saída é de 30,4°.

Motor: além da plataforma, o Bronco Sport compartilha a motorização do Ford Escape. Nas versões mais baratas, ele traz o 1.5 turbo tricilíndrico com injeção direta de gasolina, que entrega 184 cv e 26,3 kgfm de torque. Nas configurações de topo, o Bronco vem equipado com o 2.0 turbo de quatro cilindros e injeção direta, que desenvolve 248 cv e 38 kgfm. O câmbio é sempre automático de oito marchas e a tração integral é opcional.

Tecnologias: a aptidão do Bronco Sport para o offroad é reforçada por recursos como o sistema de tração integral com função de bloqueio do diferencial, que permite o envio do torque máximo para uma das rodas traseiras. Todas as versões do novo SUV contam com seletor de tipo de terreno, que ajusta a suspensão de acordo com cada um dos sete modos: Normal, Eco, Sport, Slippery e Sand (escorregadio e areia), Mud/Ruts (lama) e Rock Crawl (pedra).

A novidade tem ainda frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, monitor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado e assistente de permanência em faixa. Como opcionais, há dois pacotes: o Co-Pilot360 Assist+ adiciona piloto automático adaptativo, assistente de manobra de evasão e comando de voz para a central multimídia. Já o Assist 2.0 agrega o sistema de reconhecimento de placas de trânsito.

Preço e Brasil: nos EUA, o Ford Bronco Sport terá preço inicial na faixa dos US$ 28 mil, pouco mais R$ 152 mil na conversão direta, sem impostos. A entrega aos compradores só deve ocorrer no fim do ano. Aqui no Brasil, o SUV chegará via importação do México, onde o Bronco Sport também será produzido. A estreia do modelo por aqui deve ocorrer até o fim de 2021.