Texto e fotos: João Mantovani

Continuamos a nossa série com as miniaturas personalizadas de carros vendidos no Brasil. Na primeira parte você já viu algumas carangas do Caique Molino. O cara tem mais de 17 carros em sua garagem e se dedica mais aos sedãs nacionais e ao VW Golf. Hoje, a gente vai conhecer os acervos do Fernando Bosso e do Evandro Fortunato. Confira!

Fernando Bosso

Dodge Dart

miniaturas-fullpower-fernando-bosso (1)

Dodge Dart foi rebaixado e ganhou novas rodas Magnum com tala larga na traseira. Por baixo, amortecedores e molas tipo coilover foram instalados e, no motor, são quatro Weber deitadas e muitos detalhes pra lá de minuciosos, com parte elétrica instalada.

miniaturas-fullpower-fernando-bosso (2) miniaturas-fullpower-fernando-bosso (3) miniaturas-fullpower-fernando-bosso (4)

miniaturas-fullpower-fernando-bosso (23)


Chevrolet Corsa Sedan

miniaturas-fullpower-fernando-bosso (15)

Inusitado, Chevrolet Corsa Sedan usa rodas de Meriva com maior diâmetro, está socado no chão e tem motor turbo com direito a pressurização completa com válvula blow-off, cabos de vela vermelhos e vareta de óleo também personalizada.

miniaturas-fullpower-fernando-bosso (16) miniaturas-fullpower-fernando-bosso (17) miniaturas-fullpower-fernando-bosso (18) miniaturas-fullpower-fernando-bosso (19)


Volkswagen Golf MK3

miniaturas-fullpower-fernando-bosso (21)

Seguindo uma tendência que é moda mundial, Volkswagen Golf MK3 utiliza as clássicas rodas BBS para dar um ar EuroLook e teve a suspensão rebaixada.

miniaturas-fullpower-fernando-bosso (20) miniaturas-fullpower-fernando-bosso (22)


Volkswagen Kombi

miniaturas-fullpower-fernando-bosso (12)

Nessa Kombi, a suspensão foi rebaixada e as rodas são as Phone Dial de Porsche. No motor, detalhe para as duas Weber com acionamento. Pintura segue o esquema “saia e blusa”.

miniaturas-fullpower-fernando-bosso (13) miniaturas-fullpower-fernando-bosso (14)


Ford F100

miniaturas-fullpower-fernando-bosso (6)

As rodas dessa Ford F100 foram trocadas pelo modelo Street Fighter. A altura da carroceria baixou com a modificação do facão dianteiro, com ajuda de um novo suporte para não perder o movimento de esterço. No melhor estilo Foose Design, os para-choques foram aproximados da carroceria, enquanto o motor foi trocado por um de resina, mais detalhado. Fernando afirma que tira algumas ideias dos carros que aparecem na FULLPOWER.

miniaturas-fullpower-fernando-bosso (5) miniaturas-fullpower-fernando-bosso (10) miniaturas-fullpower-fernando-bosso (9) miniaturas-fullpower-fernando-bosso (8) miniaturas-fullpower-fernando-bosso (7) miniaturas-fullpower-fernando-bosso (11)


Evandro Fortunato

Volkswagen Fusca

miniatuas-fullpower-evandro-fortunato (1)

Fuscão teve rodas esculpidas a mão, pintadas em amarelo de época e alargadas com arcos cromados. Apesar de socado, com cambagem negativa nas rodas traseiras, ele roda normalmente e também esterça. Motor aspirado tem cabos de vela e duas Weber.

miniatuas-fullpower-evandro-fortunato (2) miniatuas-fullpower-evandro-fortunato (3)


Volkswagen Kombi

miniatuas-fullpower-evandro-fortunato (4)

Baixa, a Volkswagen Kombi recebeu rodas alargadas com aros de resina, estepe personalizado e ponteiras de escapamento de alumínio.

miniatuas-fullpower-evandro-fortunato (5)


Volkswagen Variant

miniatuas-fullpower-evandro-fortunato (7)

Réplica de um modelo alemão, essa Volkswagen Variant é fabricada pela Minichamps. O modelista utilizou rodas do Porsche 914 e pneus de perfil baixo.

miniatuas-fullpower-evandro-fortunato (8) miniatuas-fullpower-evandro-fortunato (6)