Se o Audi RS Q8 original já impressiona com seu V8 de 600 cv e 81 kgfm, imagine uma versão do SUV esportivo preparada para despejar 1.010 cv de potência e absurdos 127 kgfm de torque! Esse monstro foi criado pela oficina Wheelsandmore, especializada em tuning na Alemanha. O único problema: o hiper SUV está proibido de rodar na Europa por não seguir as especificações de limite de emissões de gases da União Europeia.

 

Para fazer o RS Q8 chegar a esses números expressivos e impedir que o trem de força quebrasse em altas velocidades, foram necessárias várias modificações, como o reajuste do controle de motor, alterações nos mapas eletrônicos e mudanças no sistema de exaustão, deixando-o sem obstruções das saídas e, consequentemente, com um barulho muito mais alto.

Apesar do resultado da preparação ter sido bem sucedido, tornou o RS Q8 um “fora da lei” com essas configurações. Mas a Wheelsandmore já oferece outras quatro opções de tuning para o modelo que estão dentro das normas da União. Uma delas otimiza um software dos oito cilindros e aumenta a potência de fábrica para nada menos que 965 cv!

O preço das modificações oferecidas pela empresa alemã parte de 2.100 euros (equivalente a R$ 11.613 na conversão direta) e chega até, no máximo, € 41.933 (R$ 231.889), valor maior que o de um Audi Q3 topo de linha no Brasil. 

A Wheelsandmore não revelou o tempo gasto pelo RS Q8 de 1.010 cv na aceleração de zero a 100 km/h, mas vale lembrar que a configuração original do SUV executa a prova em apenas 3,8 segundos.