BMW 120i ganha sonzeira pesada e muito entretenimento

Data:

Compartilhe:

COLOCANDO PIMENTAEra para ser apenas uma revigorada no interior do carro. Mas, a qualidade do trabalho e a empolgação do dono culminaram para um projeto radical!

bmw-120-som-young-sound-revista-fullpower-142-1

Segundo o especialista Ricardo Gil de Oliveira, o projeto sonoro desse BMW 120i começou após o pedido de “Alemão” (como prefere ser chamado o dono) por um interior mais luxuoso. “Ele veio até a loja descontente com o acabamento interno. Sugerimos tingir o couro dos bancos e pintar algumas peças plásticas na cor bege”, lembra Ricardo. A alegria de Alemão com o resultado foi tamanha, que ele se empolgou
em apimentar o sistema de áudio do carro. E põe pimenta nisso!
Ainda na Mega Young Sound, instaladora localizada na zona leste de São Paulo, ele recebeu uma infinidade de ideias para o som. E, tirando uma ou outra coisa sugerida pelos instaladores, ele acabou transformando o habitáculo do BMW em uma explosão de qualidade e potência. “O trabalho foi tão além do planejado, que utilizamos o carro como showcar durante o evento X-Treme Motorsports de 2013”, diz Ricardo.

Acompanhando a nova aparência do interior, o porta-malas recebeu três caixas seladas de 30 litros, cada uma equipada com um subwoofer de 12”. Um detalhe interessante é o acabamento das peças, com “vincos” remetendo à carroceria do 120i. “Cada um da loja dá uma ideia. ‘Batemos todas no liquidificador’ e chegamos no resultado mais harmonioso possível”, brinca o instalador.
ideias e mais ideias…

bmw-120-som-young-sound-revista-fullpower-142-5

Se o resultado das seladas foi um sucesso, com graves poderosos tocando a partir dos 30 Hz (esse trio de falantes treme a visão de quem estiver a bordo, colega), o mesmo valeu para a disposição dos amplificadores. Os quatro equipamentos, sendo um para cada sub e um para o estéreo, estão abaixo das caixas, protegidos por uma placa acrílica. Além de um sistema de iluminação especial, com direito a contorno laranja, um símbolo sarado da montadora alemã reluz ao centro, destacando ainda mais a qualidade do projeto.

bmw-120-som-young-sound-revista-fullpower-142-7

Conectados via cabos RCA da nacional DAT, os amplis têm muito trabalho a fazer. Afinal, imagine o sacrifício para o estéreo equilibrar com o mono quando esse está “energizado” com nada menos do que 1.800 W RMS? “A saída que tivemos foi trocar os alto-falantes por modelos mais nervosos, e sustentá-los com um módulo de quatro canais de 400 W RMS”, explica Ricardo. Apesar de o grave cobrir boa parte da “voz”, o novo kit três vias surpreende quem vai na dianteira do BMW.
Para aperfeiçoar o resultado dos componentes, Ricardo e sua equipe reforçaram o revestimento acústico do interior, tanto nas portas (dianteira revela o midrange do kit e traseira um par de coaxiais), quanto em bases sob os bancos, onde dois midbass reforçam os médio-graves. “Esses componentes começam a tocar a partir do corte dos subs, em 80 Hz. Dessa forma, Alemão também aproveita a potência e qualidade dos componentes”, afirma o especialista.
Como os graves ficaram extremamente fortes e o dono do carro, frequentemente, viaja com seus filhos pequenos, Ricardo preparou diversas regulagens no DVD-player, entre elas uma bastante suave, exclusiva aos pequeninos.

bmw-120-som-young-sound-revista-fullpower-142

“Para não prejudicar as crianças, há um setup que atenua boa parte dos graves, deixando o estéreo em evidência. Aí, basta o Alemão colocar uma mídia de desenho animado para a molecada se divertir no banco traseiro”, finaliza, referindo-se ao par de monitores de 7” nos encostos de cabeça, equipados com fone de ouvidos sem fio.

bmw-120-som-young-sound-revista-fullpower-142-8

Ao atestar a qualidade do trabalho da equipe Young Sound no áudio e no interior do BMW, Alemão se empolgou e foi ainda mais longe: apimentou a performance e o visual externo da caranga! Para o motor 2.0 quatro cilindros (de 150 cavalos) render mais esportividade, ele encomendou um chip de potência Powerful e um filtro K&N.

bmw-120-som-young-sound-revista-fullpower-142-2

Já o visual ficou por conta de um retrabalho na suspensão, agora mais baixa, um rack de teto e um novo jogo de rodas, de 20”. Da gringa HD, as redondas Raw são réplicas do modelo utilizado nas BMW 335 Biturbo!

[nggallery id=544]

 

Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada

Mais potente, mais leve e mais rápido. Essas são...

Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil

Nova marca chinesa no Brasil, a Neta Auto divulgou...

Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades

O casamento entre as picapes Ram e os motores...

Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa

A pré-venda do Ford Mustang GTD terminou esta semana...