Nesta semana, a BMW apresentou oficialmente ao mercado brasileiro a motocicleta R18, o primeiro modelo de entrada da divisão Motorrad. Com inspiração na clássica R5, a opção R18 é uma versão do segmento Cruiser, que vai rivalizar diretamente com a Harley-Davidson no mercado de motos com estilo retrô. A estradeira chega com o preço de R$ 139.990.

A R 18, surgiu em 2020 marcando o retorno da BMW ao segmento Cruisers. É uma motocicleta com uma mescla de estilo clássico com recursos tecnológicos. O modelo hoje em dia carrega uma legião de fãs. No Canadá, algumas oficinas especializadas já criaram projetos em cima da R18 com intuito de mostrar a versatilidade do modelo.

A motocicleta vem equipada com o tradicional motor boxer, também conhecido como “Big Boxer”, de 2 cilindros, considerado o mais potente já usado em uma motocicleta de produção. O belíssimo ronco, já é uma marca registrada da R18. O conjunto mecânico é capaz de gerar  91 cv a 4.750rpm de potência e 158Nm de torque a 3.000rpm com um câmbio de seis marchas. 

 

A suspensão possui um garfo telescópico e um suporte de suspensão central que permitem o ajuste dos amortecedores. Seguindo a BMW R 5, os tubos do garfo telescópico também são envoltos em mangas de garfo. O curso da suspensão é de 120mm na dianteira e 90mm na traseira. O sistema de freios vem com um disco duplo na dianteira e um freio a disco único na traseira em conjunto com pinças fixas de quatro pistões, ambos com ABS Integral.

Entre os itens de segurança e tecnologia temos: ASC (Controle Automático de Estabilidade), controle de estabilidade e tração, Hill Start Control para facilitar as partidas em subidas, controle de velocidade de cruzeiro, todas as luzes em LED e sistema de partida sem chave e três modos de pilotagem padrão.

Divulgação/BMW Motorrad