A BMW anunciou hoje com a Motorrad, divisão de motos da fabricante, o lançamento da cruiser R 18 para o mercado brasileiro. O novo modelo chega para rivalizar nesse segmento exclusivo com a Harley-Davidson. Os preços ainda não foram divulgados, mas a montadora já comunicou que a motocicleta chega ainda em 2022. 

A R 18, surgiu em 2020 marcando o retorno da BMW ao segmento Cruisers. É uma motocicleta com uma mescla de estilo clássico com recursos tecnológicos. O modelo hoje em dia carrega uma legião de fãs. No Canadá, algumas oficinas especializadas já criaram projetos em cima da R18 com intuito de mostrar a versatilidade do modelo. 

O ponto mais chamativo é o conjunto mecânico com motor “Big Boxer” de 2 cilindros e 1.802 cc – o motor boxer de 2 cilindros considerado o mais potente já usado em uma motocicleta de produção. De acordo com a BMW, a motocicleta tem 91 cv de potência a 4.750 rpm e 16,1 kgfm de torque a 3.000 rpm. Sempre com câmbio automático de seis marchas. 

Divulgação/BMW Motorrad

A inspiração no design da R18 veio baseada na motocicleta R5, lançada a oito décadas atrás. Alguns traços como o tanque de combustível em forma de gota, suspensão dianteira com braço oscilante, estrutura de tubo de aço de loop duplo, farol redondo, rodas e pintura fazem menção ao modelo de 1936. 

Apesar do estilo mais “antigo”, a motocicleta é bem equipada e com modernidades como os três modos de condução: “Rain”, “Roll” e “Rock”, controles de estabilidade e de arrasto do motor, incluindo o assistente de partida em rampas. A família da R18 ainda tem os modelos Classic, B e Transcontinental.

A BMW não confirmou ainda qual o modelo e versão que será vendido no Brasil. E também não comentou sobre valores, apenas disse que “Informações sobre versões, preços e equipamentos de série serão revelados em breve.” O que já podemos adiantar é que teremos R18 em terras tupiniquins ainda esse ano.

Divulgação/BMW Motorrad