A BMW Motorrad do Canadá decidiu fazer uma experiência ousada com uma de suas motocicletas. A fabricante escolheu a R 18 para realizar um projeto de customização com três empresas parceiras da montadora. O intuito de tudo isso, era ver a forma que a moto poderia ficar em um modelo tuning.

A R 18, surgiu em 2020 marcando o retorno da BMW ao segmento Cruisers. É uma motocicleta com uma mescla de estilo clássico com recursos tecnológicos. O ponto mais chamativo é o conjunto mecânico com motor “Big Boxer” de 2 cilindros e 1.802 cc – o motor boxer de 2 cilindros considerado o mais potente já usado em uma motocicleta de produção.

Por se tratar de uma versão com proporções interessantes para modificação e personalização, a BMW decidiu entregar a R 18 como “tela em branco” para receber a personalização seguindo um único requisito: Que as motos modificadas permaneçam operacionais e legais para a estrada.

O resultado de tudo isso, trouxe a mistura de estilos e técnicas diferentes de customização que foram desde mudanças simples a até mesmo detalhes mais profundos com modificações no guidão, escapamento, rodas, para-lamas, banco e muito mais. 

 

Jay Donovan – R 18 Future Café.

O projeto de Donovan começou com o desejo de redirecionar o escapamento para cima, passando por cima do motor e terminando sob o assento. O tanque foi totalmente redesenhado para dar um visual diferenciado ao modelo e ganhou um alongamento de alumínio polido. Os para-lamas dianteiros e traseiros cortados em preto contrastante finalizam. 

Divulgação/BMW

Augment Motorworks – R 18 Tattooed Chopper.

Nick Acosta, da Augment Motorworks, aplicou o estilo clássico de helicóptero americano na R18, que ele apelidou de “El Boxeador”. A pintura fina com tema de tatuagem combinada com um sissy bar, suporte de farol esculpido à mão, guidão personalizado, escapamento de coqueteleira e um assento exclusivo. 

Divulgação/BMW

Motos Konquer – R 18 Diamond Custom.

Rob Thiessen e sua equipe pegaram a R 18 e criaram um dragster customizado de fábrica. Pintura bronze metálica e risca de giz, para-lamas dianteiro e traseiro modificados e assento personalizado criam um visual baixo e estiloso. Além disso, as rodas BMW pintadas de dourado e um escapamento com ajuste eletrônico para aumentar ou diminuir o ronco do motor boxer ajudam a completar o novo visual.

Divulgação/BMW