A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Audi do Brasil acabam de anunciar uma parceria com intuito de promover os veículos sustentáveis, a VW será responsável de realizar a entrega dos veículos elétricos da Audi com o seu caminhão que também é 100% eletrificado. A novidade foi revelada no Festival Interlagos que aconteceu no último final de semana, 9 e 10 de julho. 

O novo Audi RS eTron GT será transportado pelo VW e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico desenvolvido e produzido no Brasil, em Resende (RJ). O utilitário é o responsável por levar o veículo da fabricante alemã, até os novos proprietários, em uma viagem com zero emissões locais de gases poluentes. De acordo com as montadoras, o projeto-piloto vai acontecer no estado de São Paulo.

Segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus: “Mais uma vez, o pioneirismo e a inovação dos VW e-Delivery se unem à exclusividade e alta tecnologia da marca Audi. Em outubro de 2021, os modelos e-tron foram o transporte oficial dos clientes VWCO nos test drives de nossos caminhões elétricos em São Paulo. Agora, o VW e-Delivery terá a honra de levar os Audi RS e-tron GT até seus compradores. Esperamos que essa parceria frutifique ainda mais, aqui no Brasil e futuramente também no exterior”.

Divulgação – Volkswagen/Audi

O exemplar que foi cedido pela Volkswagen para fazer parte da iniciativa, recebeu algumas modificações para poder transportar os carros da Audi. A carroceria ganhou uma plataforma guincho com fechamento do tipo sider. Todo conjunto se move na hora de carregar ou descarregar o veículo, podendo executar a operação com mais delicadeza. Ainda assim, a divisão de Caminhões e Ônibus vai fornecer a assistência técnica do caminhão nas redes de concessionários autorizados da marca.

O VW e-Delivery possui uma ficha técnica podendo ser equipado com pacotes de 3 ou 6 baterias. A autonomia é de 250 km, de acordo com a configuração do veículo e a aplicação. Já o veículo a ser carregado, Audi RS e-tron GT, é um superesportivo equipado com dois motores elétricos chegando a um total de 645 cv de potência e 84,6 kgfm de torque capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos chegando a uma velocidade máxima de 250 km/h. A autonomia de bateria é 472 quilômetros com uma única carga. O sistema elétrico é de 800 volts com a bateria suportando 93 kWh de capacidade.

Divulgação – Volkswagen/Audi