Para comemorar o aniversário de 60 anos em competições internacionais sobre duas rodas. A Yamaha acaba de lançar uma edição limitada do modelo R3, a esportiva mais vendida no Brasil. O modelo foi batizado de YZF-R3 World GP 60th Anniversary Edition e estará disponível até o final de 2022.

A marca possui uma história vitoriosa no MotoGP, conquistando mais de 500 vitórias com pilotos como Valentino Rossi, Giacomo Agostini e Jorge Lorenzo. A montadora estreou no campeonato mundial na França em 1961. Desde lá, a Yamaha carrega um legado cheio de resultados competitivos. Atualmente a fabricante tem o piloto Fabio Quartararo como campeão e líder da MotoGP na temporada de 2022

A Yamaha YZF-R3 World GP 60th Anniversary Edition vai custar R$ 30.890 trazendo um visual retrô com pintura branca e faixas vermelhas, com detalhes dourados nas rodas, garfos e emblemas, lembrando as antigas motos de competição da fabricante. Na tampa da caixa de ar foi colocado um emblema alusivo à versão especial. 

O conjunto mecânico é o mesmo bicilíndrico paralelo de 321 cm³ com arrefecimento a líquido e comando duplo de válvulas com acionamento no cabeçote. Ele entrega 42 cv de potência a 10.750 rpm e 3,02 kgfm de torque a 9.000 rpm com câmbio de seis velocidades. Os freios são a disco com 298 mm de diâmetro e pinça de 2 pistões na dianteira, e 220 mm com pinça de pistão único na traseira. Já a suspensão usa garfo telescópico invertido com 130 mm de curso na frente e amortecedor único de 125 mm de curso na traseira.

Divulgação/Yamaha

Divulgação/Yamaha