Controle de estabilidade agora é obrigatório em todos os carros vendidos no Brasil

Data:

Compartilhe:

O que você verá neste artigo:

As regras de segurança veicular no Brasil foram reforçadas com a obrigatoriedade do sistema de controle de estabilidade em todos os veículos novos à venda no mercado brasileiro, produzidos localmente ou importados. A nova lei entrou em vigor ontem, 1º de janeiro de 2024.

Além do controle de estabilidade, outros itens de segurança passaram a ser obrigatórios no Brasil a partir deste ano: luzes diurnas de condução (DLR), alerta sobre uso do cinto de segurança e o alerta de frenagem de emergência. A nova legislação também exige que todos os automóveis venham equipados com repetidores das luzes de setas nos retrovisores ou nos para-lamas.

Com a mudança nas regras, os carros produzidos no Brasil que ainda não possuíam os equipamentos de segurança obrigatórios deverão ser equipados com eles nas novas linhas, como o Fiat Mobi e algumas versões do Renault Stepway. Veículos fabricados no ano passado e hoje estocados não estão sujeitos à obrigatoriedade de receber esses itens.

Luz do controle de estabilidade
Já viu essa luz no painel? Carro à venda no Brasil que não têm o item deverão ser readequados (Divulgação)

Como funciona o Controle de Estabilidade?

O Controle de Estabilidade, conhecido pela sigla ESC (Electronic Stability Control), é um sistema que monitora continuamente o desempenho do veículo e ajuda a evitar derrapagens ou perda de controle em condições de direção desafiadoras. Ele é projetado para intervir automaticamente quando detecta que o veículo está prestes a perder aderência.

O ESC utiliza uma rede de sensores para monitorar constantemente variáveis cruciais, a roda, a inclinação do veículo, a direção do volante e a aceleração lateral. Esses sensores enviam informações em tempo real para uma unidade de controle central.

Botão de acionamento do controle de estabilidade
Não é aconselhável, mas o controle de estabilidade pode ser desligado (Divulgação)

Com base nas informações recebidas, a unidade de controle do ESC toma decisões rápidas sobre como melhorar a estabilidade do veículo. Se detectar que o carro está começando a derrapar ou perder a aderência, o sistema pode intervir ajustando individualmente os freios em cada roda e até mesmo reduzindo a potência do motor para evitar a perda de controle.

O ESC muitas vezes trabalha em conjunto com o Sistema de Freios Antitravamento (ABS) e o Controle de Tração. O ABS impede que as rodas travem durante a frenagem, enquanto o Controle de Tração evita a perda de tração das rodas motrizes. A combinação desses sistemas proporciona uma abordagem completa para manter a estabilidade do veículo.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil

O próximo Grande Prêmio de Mônaco, em 26 de...

Naomi Campbell “desfilou” com o exótico BMW XM Mystique Allure em Cannes

A supermodelo britânica Naomi Campbell chegou ao tapete vermelho...

Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros

O nome desse carro já diz tudo sobre suas...

Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa

A pré-venda do Ford Mustang GTD terminou esta semana...