A soma dos opcionais do novo Audi Q8 dá nada menos que R$ 89.000. Por mais R$ 990, chegamos ao valor de tabela do Jeep Renegade Sport flex automático. Só pelas rodas de liga leve de 22 polegadas do SUV cupê são cobrados R$ 15 mil! Mais abaixo detalharemos todos os custos dos itens extras. Antes, vamos falar sobre o lançamento em si e seus preços.

O rival do BMW X6, Mercedes GLE Coupé e Porsche Cayenne Coupé chega às lojas a partir de R$ 471.990 na versão Performance e R$ 503.990 na Performance Black, que traz mais itens de tecnologia e acabamento diferenciado. Essas cifras, porém, são promocionais e válidas para as primeiras 50 unidades. Os preços cheios são de R$ 494.990 e R$ 531.990, respectivamente.

Estiloso e imponente, o Audi Q8 tem a mesma plataforma do Lamborghini Urus e vem equipado com motor 3.0 V6 turbo de 340 cv e 51 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração, integral. Há ainda um motor de arranque que funciona como alternador e propulsor elétrico, conectado a uma bateria de 48 volts. Trata-se, portanto, de um SUV híbrido leve, já que o motor a combustão pode desligar em velocidade de cruzeiro – entre 55 e 160 km/h – para ajudar a economizar combustível.

Para um utilitário-esportivo de 2.340 kg, os dados de desempenho são dignos de elogio. De acordo com a Audi, o Q8 vai de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge 250 km/h de máxima. Em todas as versões, o SUV vem com rodas com de 21 polegadas, tela de 10,1” para os sistemas de entretenimento e navegação, tela inferior de 8,6” para o ar-condicionado e outras funções de conforto, controle de funções do carro por voz e Audi Virtual Cockpit com tela de alta resolução de 12,3 polegadas.

Na configuração Performance Black, estão incluídos o sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto interior na cor preta, acabamento das soleiras das portas em alumínio, capa do espelho retrovisor preta, pacote exterior High Gloss Black e kit S line e pinças de freio vermelhas. Agora vamos aos opcionais:

– Pintura metálica: R$ 2.400

– Suspensão a ar adaptativa: R$ 20.000

 – Rodas de 22 polegadas: R$ 15.000 

– Faróis full-led com luz alta automática: R$ 13.000

 – Pacote tecnológico: R$ 33.000. Traz head-up display, eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus, e o sistema Night Vision Assist, que ajuda a melhorar a visibilidade na escuridão, destacando pessoas e animais maiores na cor amarela.

 – Pacote Audi Side Assist: R$ 8.000. Adiciona o sistema Pre Sense traseiro, que reconhece a iminência de uma colisão e prepara o condutor, ajustando cintos dianteiros e banco e fechando teto solar e vidros. Há também o Exit Warning Assist, aviso de perigo na saída do veículo, Side Assist, aviso de perigo em mudança de faixa, e Assistente de Tráfego Reverso, que informa o condutor sobre a possibilidade de acidente ao realizar manobra traseira, além de acionar os freios, se necessário.