Depois de aposentado, Dodge Viper ainda tenta recorde em Nürburgring

Data:

Compartilhe:

Você viu que o Dodge Viper se aposentou há algumas semanas. Os últimos exemplares do icônico esportivo americano já foram feitos e encerraram o ciclo de vida dele. Porém, ainda resta uma missão para o Viper terminar sua história no topo, combatendo um pouco a melancolia que é se ver num mundo em que não faz mais sucesso de vendas, nem de críticas, nem de capas de jogos de corrida.

Trata-se da meta de bater o recorde em Nürburgring com a versão ACR Extreme, a mesma que lá em 2011 conseguiu um tempo de 7min12,3seg no mesmo circuito, algo bem notável para a época. Atualmente o recorde de um carro de produção no inferno verde é de 6min52,01seg do Lamborghini Huracan Performante.

Para realizar o feito, os fãs do Viper até criaram um crowdfunding pra juntar a grana necessária para alugar a pista e pagar os custos com desenvolvimento dos carros (a Dodge forneceu duas unidades do ACR para as volta rápidas). O Viper ACR tem o mesmo motor padrão do esportivo, o 8.4 V10 de 654 cv e 83 kgfm de torque, mas seu segredo está no alívio de peso e kit aerodinâmico.

Dodge Viper ACR Nurburgring 4
Dodge-Viper-ACR-Nurburgring-1

Pois bem, na primeira tentativa de quebrar o recorde da pista de carros de produção, o Viper frustrou os fãs. Apesar de ter batido facilmente o seu tempo anterior, completando a volta em 7min3,45seg, o resultado ficou distante da meta. Nem conseguiu ficar abaixo dos 7 minutos, um objetivo que já seria comemorado pela equipe que tá tocando o projeto.

Na segunda vez, que aconteceu na semana passada, o Viper confirmou suas limitações e ficou na mesma casa de tempo anterior, melhorando décimos, apenas (o recorde foi de 7min3,23seg).

Ao conversar com a revista Road&Track sobre o resultado, a equipe alegou que a temperatura da pista literalmente derretou os pneus do carro. Segundo eles, a pista chegou a 43ºC de temperatura, tornando praticamente impossível controlar os danos causados nos pneus ao expor o Viper ao seu limite. “Nós torturamos os pneus”, resumiu Russ Oasis, responsável pelo projeto, que lembrou que os pneus coreanos originais da Kumho nunca tinha passado por experiências tão extremas assim (e olha que são uns baita pneus, modelo Ecsta V720 295/25 R19 na frente e 355/30 R19 atrás!).

Dodge Viper ACR Nurburgring 3
Dodge-Viper-ACR-Nurburgring-1

Quando o verão europeu acabar, a equipe vai tentar uma terceira vez fazer um tempo melhor em Nürburgring, pra deixar o Viper pelo menos no panteão dos carros abaixo dos 7 minutos do inferno verde.

Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada

Mais potente, mais leve e mais rápido. Essas são...

Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil

Nova marca chinesa no Brasil, a Neta Auto divulgou...

Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades

O casamento entre as picapes Ram e os motores...

Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa

A pré-venda do Ford Mustang GTD terminou esta semana...