Definir Fernando Paulista, dono da caranga que você confere a seguir, como um Volksmaníaco, não é exagero. O cara é um alucinado pela marca e, principalmente, pelo modelo Gol. Segundo ele, sua paixão despertou ainda na infância. “Um dos primeiros carros do meu pai foi um GT preto. Adorava quando saíamos para passear e me lembro que o que mais me cativava era o ronco do motor”, revela.
Fernando atingiu a maioridade e, ao longo dos anos, adquiriu diversos modelos do Gol: teve um bolinha CL 1.6, G3 16V Turbo, G4 1.0, G5 1.6… Mas foi por este GTS 1.8S 1991 que ele realmente se apaixonou.
“Em 2009, passei a frequentar encontros do Club do Gol de Minas Gerais e em pouco tempo já fazia parte da organização. Foi exatamente nesta época que decidi que queria um GTS ou GTi íntegro para comprar. Foram exatos dois anos e nove meses de incansáveis buscas — cheguei a ver cerca de 50 carros, mas nenhum me agradou. Quando estava quase desistindo, meu amigo, Maurício Move, anunciou a venda de seu GTS prata turbinado. Já conhecia bem o carro e não pensei duas vezes. Mandei uma proposta e ele aceitou”, conta Fernando, com um enorme sorriso estampado no rosto.
Com o carro definitivamente em mãos, Fernando aproveitou para dar um “talento” no habitáculo. “Comecei removendo os bancos Recaro dianteiros, traseiros, forros de porta… Limpei tudo e, quando percebi, já tinha desmontado praticamente todo o interior. Só o painel permanecia no lugar”, lembra.
Tirando proveito da situação, ele entrou em contato com seu amigo, Jean, proprietário da loja Full SA Automotivo, e pediu para que o cara desse um trato geral no GTS, com direito até a um banho de tinta na carroceria.
Depois de tudo pronto, era hora de colocar todas as peças no lugar. No entanto, nem todas estavam em perfeito estado de conservação. “Algumas até conseguimos restaurar, mas haviam muitas outras que tiveram de ser trocadas. Fiz questão de comprar peças originais de fábrica, para garantir encaixe perfeito”, conta o detalhista proprietário. Para-choques, faróis, frisos… Tudo foi alinhado e instalado com extremo cuidado.
No interior, os bancos com tecidos originais permaneceram intactos. Já os acabamentos do painel foram levemente modificados para acomodar alguns instrumentos e o limitador de giros 3-Step ODG.
Insaciável, após ter finalizado o processo de restauração, Fernando ainda fez alguns upgrades no motor: trocou a turbina por uma APL .42/.63, instalou coletor deslocado, embreagem de cerâmica de 950 lbs, sistema de escape redimensionado em 2,5” e, para garantir frenagens seguras, lançou discos de freios ventilados na dianteira, com 256 mm de diâmetro.
Estes, aliás, ficam abrigados dentro das redondas Borbogüssi aro 15” x 8”, réplica das BBS RS.
“Optei por este modelo de roda justamente para resgatar o visual clássico dos GTS. Elas deram o toque final ao carro e, agora sim, o projeto está finalizado”, garante o proprietário.
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Fotos: Leonardo Silva – www.leofoto.com.br
