A Ducati iniciou nesta semana as vendas da Panigale V4 R no Brasil. O preço impressiona tanto quanto os dados técnicos da versão mais vitaminada da superesportiva italiana: R$ 250 mil, com reserva de R$ 50 mil. Como comparação, um Audi A5 Ambition 2.0 custa R$ 252.990.

O motor V4 de 998 cm³ da Panigale entrega 221 cv a 15.250 rpm, mas a potência chega a 234 cv com escapamento esportivo da Akrapovic. É praticamente o mesmo poderio do Volkswagen Golf GTI, que dispõe de 230 cv provenientes do propulsor 2.0 TSI e custa R$ 169.950 com todos os opcionais.

Com peso de apenas 172 kg, esta Ducati tem tanque de combustível feito de alumínio, bielas e válvulas de admissão de titânio, além de fibra de carbono em várias partes da carenagem. A Panigale V4 R conta ainda com embreagem a seco, amortecedores da Öhlins com ajustes manuais na dianteira e traseira, braço oscilante na traseira com ajuste em quatro posições, freios Brembo e pneus especiais da Pirelli da série Diablo Supercorsa SP de medidas 200/60.

No painel, destaque para o quadro de instrumentos digital com tela de cinco polegadas de TFT. Há três modos de pilotagem (Race, Sport e Street), que ajustam as respostas da moto de acordo com as condições de rodagem. Entre os sistemas eletrônicos estão os controles de tração, estabilidade, largada e até um anti empinada.

Com assento apenas para o piloto, a Panigale traz também eliminador de placa e tampa para o furo dos retrovisores, caso o comprador queira acelerar a superesportiva em pista. A entrega do modelo está prevista para outubro.