Elétrico, Tesla Y foi o carro mais vendido do mundo em 2023

Data:

Compartilhe:

O número ainda não é definitivo, mas quem fez a conta já bateu o martelo: o carro mais vendido do mundo em 2023 foi o Tesla Y, com 1,23 milhão de unidades emplacadas, de acordo com dados preliminares da consultoria JATO Dinamics. Está é a primeira vez que um automóvel elétrico ocupa o topo do ranking que é compilado desde 1980.

Carro mais vendido do mundo em 2022, o SUV Toyota RAV4 foi o segundo colocado na lista, com 1,07 milhão de unidades vendidas, seguido de outro produto da montadora japonesa, o sedã Corolla, com 1,01 milhão de emplacamentos, segundo dados parciais da consultoria.

Tesla Y no topo do ranking da JATO
Toyota no retrovisor: dados preliminares apontam a liderança do Tesla Y em 2023 (Divulgação)

Embora um pequeno número de mercados ainda não tenha divulgado seus dados de vendas de veículos automotores em 2023, as informações recolhidas pela JATO até o momento indicam que o Model Y da Tesla Motors alcançou um patamar que não será superado. Ainda segundo a consultoria, as vendas do carro elétrico da montadora de Elon Musk no ano passado tiveram um aumento de 64% comparado ao volume de 2022.

Felipe Munoz, Analista Global da JATO, comentou sobre o rápido sucesso de vendas do Tesla Y, que chegou ao mercado em 2020 : “O aumento nas vendas globais do Model Y não tem precedentes, especialmente para um veículo entre os dez mais vendidos. O que a Tesla conseguiu alcançar com o Model Y em tão curto espaço de tempo é simplesmente notável.”

Tesla Y
O Tesla Y é um crossover elétrico com autonomia de até 500 km (Divulgação)

Tesla Y foi o carro mais vendido na China e na Europa

O Tesla Y liderou as vendas na Europa e na China, os dois maiores mercados de veículos elétricos do mundo. De acordo com dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM), mais de 456.000 unidades foram enviadas para o país em 2023 – um aumento de 45% em relação a 2022. No Velho Continente, foram registadas mais de 255 mil unidades do carro da Tesla.

Para o analista da JATO, o bom desempenho do Model Y da Europa se deu por conta de seu preço competitivo e o prestígio que o público local tem pela Tesla Motors. “As reduções de preços ao longo do ano, combinadas com a reputação da Tesla como fabricante de veículos elétricos fiável e competitivo, ajudaram a alimentar a já elevada procura. Como resultado, a Tesla está na mente de muitos consumidores que desejam comprar um veículo elétrico.”

Tesla Y
Model Y foi lançado pela Tesla Motors nos EUA em 2020 (Divulgação)

Toyota no retrovisor do Tesla Y

De acordo com os dados preliminares da JATO, o ano de 2023 marcará o fim da posição de destaque da Toyota no ranking dos carros mais vendidos. O sedã Corolla, por exemplo, foi o veículo mais vendido no mundo por mais de 20 anos até 2022, quando perdeu o posto para o RAV4.

Na visão do especialista da consultoria, a montadora japonesa está perdendo espaço por não possuir um catálogo mais abrangente com opções de veículos 100% elétricos.

Tesla Y
O Tesla Y pode ser adquirido no Brasil somente por importação independente (Divulgação)

“A Toyota tem uma forte presença a nível mundial, com o RAV4 e o Corolla tornando a marca atrativa com uma oferta diversificada. No entanto, ambos os modelos carecem de opções puramente elétricas, oferecendo apenas alternativas híbridas. Embora a Toyota ainda tenha vivido um ano forte em 2023, o RAV4 e o Corolla são simplesmente incapazes de competir no mercado de carros elétricos, que está se tornando cada vez mais estabelecido e importante na Europa e na China”, concluiu Munoz.

A versão final do ranking elaborado pela JATO com os dados restantes de mercados ainda não contabilizados será publicada no segundo trimestre de 2024.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

As 5 marcas de bateria com melhor reputação, segundo o Reclame Aqui

Você já parou para pensar na importância da bateria...

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu...

BMW X5 será o primeiro carro híbrido plug-in produzido no Brasil

O Brasil está prestes a receber seu primeiro veículo...

Nova picape Chevrolet S10 tem pré-venda iniciada por R$ 281.190

Com apresentação ao público marcada para a próxima semana...