A versão que faltava finalmente foi revelada! Estamos falando do novo Jetta em configuração esportiva, apresentado nesta semana pela Volkswagen no Salão de Chicago (EUA). O sedã médio, como era esperado, ganhou um visual bem mais chamativo e um coração para deixar os motoristas bastante animados: motor 2.0 TSI de 230 cv, o mesmo que equipa o Golf GTI. As vendas no Brasil devem começar no segundo semestre, com o carro vindo importado do México.

O propulsor turbo do Jetta GLI entrega 35,7 kgfm de torque, podendo ser combinado com câmbio manual de seis marchas ou DSG de sete velocidades e dupla embreagem. A tração, assim como no hatch GTI, é dianteira. Nada foi dito ainda sobre desempenho, mas dá para imaginar que o zero a 100 km/h seja na casa dos seis segundos, tal como no Golf.

Para fazer jus à esportividade, o Jetta ganhou suspensão traseira multibraços, rodas de liga leve de 18 polegadas com design exclusivo, freios de alta performance oriundos do Golf R, com discos e pinças maiores, além de diferencial de deslizamento limitado. Para melhorar a aerodinâmica, a altura do chassi foi reduzida em 1,5 centímetro.

A aparência do sedã ficou mais imponente com a adoção de acabamento preto brilhante na grade frontal e de um filete vermelho no centro da peça, que se conecta à moldura de led dos faróis. A sigla GLI foi aplicada em todas as partes da carroceria: junto à grade, nas laterais e na tampa do porta-malas. Os parachoques foram remodelados, com direito a um difusor atrás. A traseira também chama a atenção pelo spoiler e pela saída dupla cromada do escapamento. As lanternas, assim como os faróis, são de led.

Na cabine, o nível de acabamento é muito semelhante ao do Golf GTI, com costuras vermelhas no volante de base reta, nos bancos de couro, nos tapetes, nos apoios de braço e na coifa do câmbio. Uma linha de luz vermelha no painel aumenta a sensação de esportividade, assim como os detalhes cromados.

A lista de equipamentos inclui ar-condicionado de duas zonas, controles de estabilidade e de tração, ABS com EBD, seis airbags, bancos com aquecimento, faróis full led, chave presencial, frenagem automática de emergência, teto solar e quadro de instrumentos digital (opcional). #FICOUTOP