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Rara picape Ranger Splash com motor V8 de Mustang parece coisa de outro mundo

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Aparentemente, você pode achar que essa Ford Ranger Splash está inteira demais para sua idade. Se estiver familiarizado com o modelo, também é possível que estranhe a cor, diferente das que vinham para o Brasil há 30 anos. Não é à toa. Na época, os importadores independentes traziam principalmente as pretas e amarelas. Para comprar a picape em azul ou branco, era preciso espírito aventureiro, assim como a vinho, cor original deste exemplar, fabricado em 1994, porém totalmente revigorada com um banho completo de Fast Red, pigmento especial da PPG Tintas.

A mudança de cor foi feita na Hot Company Brasil, de Salto (SP), especializada em customização de antigos. Mesmo que a Ranger Splash não se encaixe no perfil dos carros feitos na oficina de Alexandre Benevides, o customizador fez questão de encarar o trampo. Afinal, a grande modificação está debaixo do capô: um motor V8 5.0 litros de Mustang tomou o lugar do quatro cilindros 2.5 original.

Ford Ranger Splash
Maior destaque da customização, o motor V8 302 é igual ao usado nos antigos Mustang (Acervo Fullpower)

Segundo Benevides, a troca de cor também era algo que lhe agradaria. Afinal, o vinho a deixava sem graça demais. “A cor original apagava os detalhes mais esportivos desta Ranger Splash. Quando fechamos o projeto do motor, já emendamos uma troca de cor, novas peças de acabamento como lanternas, faróis e piscas, por exemplo, além de freios e escape. Fizemos um novo veículo em pouco mais de 60 dias”, comentou o customizador.

Antes de desmontar e preparar a picape para troca de cor, as adaptações mecânicas exigiram cerca de duas semanas de trabalho pesado: fixar o V8 e o câmbio TH 350, de três marchas, deu mais trabalho, mas não foi sofrimento pesado. “Fizemos a coxinização rapidamente para fixar o powertrain. Na hora de fazer o escape, como o dono é de São Paulo e a inspeção obrigatória verifica emissões e ruídos, colocamos uma válvula de acionamento elétrico que grita ou se comporta, conforme o humor do dono e a proximidade com as viaturas e comandos”, explica Alexandre.

Ford Ranger Splash
Linda demais para levar carga: essa Ranger Splash não sabe mais o que é levar peso na caçamba (Acervo FULLPOWER)

O componente é simplesmente uma válvula que, quando fechada, leva os gases em direção aos abafadores. Aberta, os lança diretamente na atmosfera. Ao pé da letra, qualquer sujeito com bom-senso e leitor da FULLPOWER rodará roncando alto o tempo todo.

Ranger Splash V8 é viciada em gasolina

Depois de instalar polias, acabamentos em alumínio billet e a transmissão automática, o escape já estava pronto para roncar. Até cogitou-se a ideia de usar um carburador quadrijet, mas a injeção eletrônica Holley, vendida na caixa, pronta para ser instalada e de calibração automática, ganhou a briga facilmente. “Instalamos o chicote e os componentes mecânicos, como o corpo quádruplo. Em poucas voltas, o sistema se configurou sem interferências humanas”, revelou o dono da oficina Hot Company. A gasolina queima numa boa, mas o consumo é assombroso: essa Ranger Splash faz menos de 5 km por litro de combustível.

Ford Ranger Splash
Interior revitalizado da Ranger Splash customizada é quase todo original (Acervo FULLPOWER)

E pode beber à vontade. Afinal, quando era quatro cilindros, já consumia gasolina loucamente e não empurrava nada. Agora, pelo menos tem um V8 para divertir e justificar o consumo. Não se transformou num esportivo moedor de borracha de pneus, mas ficou bem mais esperto, torcudo e exclusivo. Acessórios como ar-condicionado e direção hidráulica estão disponíveis, assim como luxos tipo vidros elétricos, som com unidade central double din e tela touch-screen, por exemplo.

Com tudo funcionando, tornaram a desmontá-la, pintaram todo o chassis, molas, feixe de molas e depois a carroceria. Na traseira, o para-choque de fábrica saiu de cena para adoção de uma lâmina dobrada á mão, em chapa. Visual mais clean e atualizado!

Ford Ranger Splash
Picape customizada tem rodas aro 20″ e um sistema de frenagem digno de carro esportivo (Acervo FULLPOWER)

E é claro que essa picape não leva mais carga, principalmente depois que a Hot Company Brasil reduziu sua altura em quase 15 centímetros comparada à original — o feixe de molas foi feito na oficina e as molas dianteiras vieram da Summit Racing, importadas dos Estados Unidos, bem como as lanternas, faróis e lentes dos piscas dianteiros.

Freios de maior diâmetro para dianteira e traseira, além das pinças Wilwood, melhoram a eficiência na hora de parar esse bichão nervoso, além de conferir um visual mais esportivo. O resultado é uma Ranger Splash super exclusiva, muito potente e cheia de estilo.

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