A nova geração da picape Strada, que seria lançada em abril no país, não fosse a pandemia do coronavírus, ganhou uma data de estreia no Brasil. De acordo com a Fiat, a apresentação oficial do modelo está confirmada para 26 de junho e a chegada às concessionárias deve ocorrer logo em seguida.

Os preços da nova Strada provavelmente serão revelados neste mesmo evento, ao menos assim esperamos. Fabricada em Betim (MG), a segunda geração da picape será oferecida em cinco versões: Endurance Cabine Simples, Endurance Cabine Dupla, Freedom Cabine Simples, Freedom Cabine Dupla e Volcano Cabine Dupla. 

As duas primeiras configurações serão equipadas com o veterano motor 1.4 Fire, que rende até 88 cv. As demais terão sob o capô o 1.3 Firefly de 109 cv. Os dois propulsores são flex e o câmbio é sempre manual de cinco marchas. Motor 1.8 e transmissão automática ficaram de fora do portfólio do modelo.

Lembra da versão Working 1.4? Ela ainda existirá, mas somente com a Strada cabine simples da antiga geração, que permanecerá em linha para atender ao mercado frotista e reforçar o volume de vendas da picape mais vendida do Brasil.

Em relação ao modelo antecessor, a nova Strada cabine simples cresceu. Ela tem 4,47 metros de comprimento (3,6 cm extras na comparação com a antiga), 1,73 m de largura (6,8 cm a mais), 1,60 m de altura (+ 1,8 cm) e entre-eixos de 2,73 m (+ 1,9 cm). Lado a lado com a nova Strada cabine dupla, a cabine simples é 0,6 cm mais curta e 1,3 cm mais alta.

A caçamba da Strada cabine simples de nova geração tem maior capacidade. Passou de 1.220 litros para 1.354 litros e o peso máximo de carga foi de 705 kg para 720 kg. O acesso ao compartimento continua sendo feito por uma tampa de abertura vertical, que agora ganhou sistema de amortecimento para reduzir em 60% o esforço de abrir e fechar.

Sobre os preços da nova Fiat Strada: a estimativa é que não aumentem tanto em relação aos valores da linha antiga. De acordo com nossas fontes, a versão de entrada deve ser lançada na faixa dos R$ 70 mil, enquanto a de topo tende a chegar aos R$ 85 mil.