A Fiat revelou nesta quarta-feira (2), no canal de Youtube da marca, o nome de seu novo SUV 1.0 turbo. Em votação aberta na internet, o público escolheu Pulse para batizar o modelo cujo design havia sido revelado na final do Big Brother Brasil 2021. Futuro rival do Volkswagen Nivus, o Fiat Pulse será lançado no segundo semestre deste ano, provavelmente no fim de setembro.

De acordo com a Fiat, 65% dos votos foram para o nome Pulse. Em seguida veio Domo com 25%, enquanto Tuo foi escolhido por apenas 10% dos eleitores. Conhecido até então como Progetto 363, o Fiat Pulse é derivado do Argo e está sendo desenvolvido no Design Center América do Sul, em Betim (MG), onde também será produzido. 

Sua receita é semelhante à do Nivus, o SUV do Polo. E será justamente o Nivus o seu principal concorrente. Pelo que andam dizendo nos bastidores, o Fiat Pulse terá 4,10 metros de comprimento, 1,54 m de altura e 1,76 m de largura, sendo assim 10 centímetros mais comprido, 4 cm mais alto e 3,6 cm mais largo que o Argo.

O Pulse terá duas opções de motor. O 1.3 firefly, de 109 cv e 14,2 kgfm, estará na versão de entrada, que deve ter como novidade um câmbio CVT, em vez do automático de seis marchas usado no Argo, no Cronos, na Toro e no Renegade 1.8. Nas opções mais caras, o SUV virá com o novo motor 1.0 firefly turbo, de três cilindros, duplo comando variável e potência na casa dos 130 cv. O torque deve ficar entre 17 e 19 kgfm. Para o novo motor turbo, o câmbio será sempre automático do tipo CVT.

Quanto aos preços, a Fiat costuma ser bem agressiva nas estratégias de lançamento. Basta lembrar como foi a estreia da nova Strada: a picape chegou com valores atrativos na época e está até hoje vendendo mais que pão quente. O Pulse mira o Nivus, então nosso palpite é que o Fiat chegará um pouco mais barato que o rival. Anota aí a aposta: preços entre R$ 90 mil e R$ 105 mil.