Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck

Data:

Compartilhe:

O que você verá neste artigo:

Em 23 de junho de 2024, as montanhas do Colorado sediarão mais uma edição da Pikes Peak International Hill Climb, também conhecida como “A Corrida para as Nuvens”. Essa competição automobilística, que remonta a 1916, desafia pilotos e carros a subirem uma estrada íngreme e sinuosa de 20 km até o cume do Pikes Peak, a 4.300 metros de altitude.

A Ford, uma marca com rica história na competição e detentora do recorde atual na categoria Open Class com a Electric SuperVan 4.2, estará presente mais uma vez no evento e com uma nova máquina, a picape F-150 Lightning SuperTruck EV, com motorização totalmente elétrica.

F-150 Lightning SuperTruck EV Pikes Peak
Conjunto aerodinâmico da SuperTruck EV gera mais de 2.700 kg de downforce a 240 km/h (Divulgação)

A nova picape de competição tem a chance de manter o legado da montadora norte-americana na competição. No ano passado, a Ford marcou um novo recorde na categoria Open EV com a Electric SuperVan 4.2, que alcançou o pico da montanha em 8min47seg682.

Apesar da troca de veículos, o piloto da Ford para a disputa do Pikes Peak deste ano será o mesmo que correu em 2023: o francês Romain Dumas, que detém o recorde absoluto da prova. Em 2018, Dumas foi o primeiro competidor a completar a subida da montanha em menos de 8 minutos. O carro recordista nessa ocasião era o Volkswagen I.D. R Pikes Peak, com motorização elétrica.

F-150 Lightning SuperTruck EV Pikes Peak
Modelo de competição é baseado na picape elétrica F-150 Lightning Switchgear (Divulgação)

Super picape da Ford para o Pikes Peak

A F-150 Lightning SuperTruck EV é um veículo demonstrador desenvolvido pela Ford Performance, divisão de carros de alta performance da Ford, em parceria com a STARD, empresa da Áustria que desenvolve soluções de eletrificação para veículos de competição.

Não parece nem um pouco, mas a picape de corrida da Ford é baseado num modelo de rua, a F-150 Lightning Switchgear, lançado em janeiro de 2024. Para entrar na competição, o veículo recebeu uma suspensão reforçada, peças de fibra de carbono e proteções na cabine. A Ford, porém, ainda não comentou sobre as especificações e desempenho do sistema de motorização elétrica do veículo que disputará a subida de montanha.

F-150 Lightning SuperTruck EV Pikes Peak
Modelo será conduzido por Romain Dumas, o maior recordista do Pikes Peak (Divulgação)

Segundo a Ford, o perfil aerodinâmico da F-150 Lightning SuperTruck EV é projetado para gerar mais de 2.700 kg de força descendente (downforce) a 240 km/h. O fabricante diz que essa característica é “essencial para seus esforços em Pikes Peak”.

A Ford também destaca sua participação na tradicional subida de montanha no Colorado como uma oportunidade para atingir avanços tecnológicos no campo dos carros elétricos.

F-150 Lightning SuperTruck EV Pikes Peak
Carro foi desenvolvido pela Ford Performance em parceria com a STARD,d a Áustria (Divulgação)

“Os programas de demonstração de veículos elétricos promovem diretamente a pesquisa e o desenvolvimento de motores elétricos. Os insights do programa Pikes Peak informarão a calibração do software e a química das células da bateria para veículos de produção, bem como programas de corrida futuros”, concluiu a montadora.

Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu...

Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada

Mais potente, mais leve e mais rápido. Essas são...

Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades

O casamento entre as picapes Ram e os motores...

Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil

Nova marca chinesa no Brasil, a Neta Auto divulgou...