Ford disputará o Rali Dakar 2025 com a picape Raptor

Data:

Compartilhe:

A Ford confirmou presença na disputa do Rali Dakar 2025 com uma nova picape Raptor preparada pela Ford Performance, sua divisão de veículos de alta performance. Por enquanto, a fabricante mostrou apenas um teaser do modelo para a competição. A empresa, por outro lado, já apresentou dois dos quatro pilotos que farão parte de sua equipe no rali: os espanhóis Carlos Sainz e Nani Roma.

Multicampeão de automobilismo, o Sainz, que é o pai de Carlos Sainz Jr., piloto da Fórmula 1, buscará o quinto troféu no Rali Dakar (ele foi o campeão da prova em 2010, 2018, 2020 e 2024, quando correu com o Audi RS Q e-tron) em seu retorno a Ford. Roma também é um nome de peso em competições off-road, sendo duas vezes campeão do Dakar, em 2010 (de motor) e 2014 (de carro).

“Estou muito entusiasmado com este novo projeto do Rally Dakar, por voltar a trabalhar com a Ford pela quarta vez”, afirmou Carlos Sainz. “Minha história com a Ford remonta a 1987 e tenho muito orgulho disso. Estou muito animado por dirigir a picape Raptor e enfrentar esse grande desafio com muitos objetivos. Um deles é ajudar a Ford a vencer o Rally Dakar.”

Equipe Ford para o Rali Dakar 2025
Time de peso: os pilotos Carlos Sainz e Nani Roma correrão o Rali Dakar 2025 pela Ford (Divulgação)

“É um prazer estar neste grande projeto com uma marca icônica como a Ford, com a sua história e legado no esporte, para criar algo completamente novo”, comentou Nani Roma. “O próximo Dakar não está longe, então agora é hora de trabalhar duro. Mas estamos muito felizes de estar cercados por engenheiros, mecânicos e todo o time superdedicado e talentoso. Poder acordar todos os dias e fazer o que amamos, com pessoas que têm a mesma paixão, é a melhor sensação.”

Chamada apenas de Raptor, nome que virou um indicativo de esportividade da Ford, o novo veículo da marca para a competição off-road está em fase de testes, conduzidos pela Ford Performance. Neste ano, a montadora correu no Rali Dakar com a Ranger T1+.

Picape Ranger T1+ preparada para o Rally Dakar 2024
A picape Ranger T1+ correu pela Ford no Rally Dakar 2024 (Ford)

“As nossas ambições nas corridas off-road não têm paralelo na história recente da Ford e nada deixa isso mais claro que o nosso desafio de levar a Ford Raptor ao lendário Rali Dakar”, disse Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsport. “Assumir um desafio tão grande requer os melhores engenheiros, designers, equipe, navegadores e pilotos. A Ford Raptor já mostra sinais promissores nos testes e ter conosco Nani Roma e Carlos Sainz, dois dos pilotos mais experientes e bem-sucedidos da história do Dakar, nos dá confiança para o desenvolvimento contínuo da picape.”

Considerado uma das corridas mais desafiadoras do mundo, o Rali Dakar 2025 será disputado entre os dias 5 e 17 de janeiro de 2025. A competição será realizada pela sexta vez consecutiva no território da Arábia Saudita.

Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada

Mais potente, mais leve e mais rápido. Essas são...

Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil

Nova marca chinesa no Brasil, a Neta Auto divulgou...

Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades

O casamento entre as picapes Ram e os motores...

Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa

A pré-venda do Ford Mustang GTD terminou esta semana...