Salvem as peruas! Pelo menos na Europa, elas estão atuantes e com um novo reforço: a Focus ST Wagon. O modelo derivado do esportivo Focus ST será vendido no Velho Continente com duas opções de motores, o 2.3 EcoBoost de 280 cv e 42,8 kgfm de torque e o 2.0 diesel de 190 cv e 40,8 kgfm. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de sete, sempre com tração dianteira.

A Ford ainda não revelou os preços e dados sobre desempenho, mas como o hatch atinge 100 km/h em seis segundos com o propulsor 2.3, é de se esperar que a perua fique perto dessa marca, afinal, dispõe de tecnologias como anti-lag, diferencial blocante para melhorar a estabilidade e a tração nas curvas, além de seletor de modos de pilotagem.

Vale lembrar que o sistema anti-lag foi desenvolvido para o Ford GT e a F-150 Raptor. Essa tecnologia elimina o atraso nas respostas ao manter a borboleta de aceleração ligeiramente aberta quando o motorista tira o pé do acelerador. Com isso, a rotação do turbo permanece elevada, dando à perua esportiva respostas quase imediatas. #SALVEMASPERUAS