A Ford revelou nesta semana o novo Mustang Mach 1. A edição especial do musclecar voltará a ser vendida nos EUA no segundo trimestre de 2021, após um intervalo de 17 anos desde a última versão inspirada no modelo original de 1969. O lançamento, obviamente, terá visual alusivo ao clássico do fim dos anos 1960 – com direito a entradas de ar redondas na grade frontal em referência aos faróis do primeiro Mach 1 – e motor V8 mais apimentado.

O propulsor 5.0 V8 do Mustang Mach 1 entrega 486 cv, mesma potência do Mustang Bullitt, mas com o diferencial da opção de câmbio automático de dez marchas. O torque é de 58 kgfm a 4.600 rpm e a tração, traseira. 

Vai ter Mustang Mach 1 com caixa manual também, felizmente! Tal como no Bullit, será uma transmissão de seis marchas da Tremec com as especificações do Shelby GT350, embreagem de disco duplo e câmbio curto do Mustang GT. Outros componentes revisados do Shelby GT350 e aplicados no Mach 1 são o coletor de admissão e o radiador de óleo do motor com capacidade 50% maior de refrigeração.

A grade dianteira do novo Mach 1 remete ao original, com recorte em formato de nariz de tubarão e o emblema do cavalo no centro. As novas rodas pretas de alumínio, de 19×9,5 polegadas na frente e 19×10 na traseira são uma versão moderna das clássicas rodas estilo Magnum 500. 

O pacote Handling, disponível exclusivamente com a transmissão manual, inclui rodas de 19×10,5 e 19×11, além de difusor dianteiro com maior downforce. As opções de cores da carroceria são cinza Fighter Jet, prata Iconic, preto Shadow, branco Oxford, azul Velocity, laranja Twister, vermelho Race e amarelo Grabber, com faixas laterais e no capô em preto fosco com listras contrastantes em  vermelho, branco e laranja.

O interior tem painel de instrumentos exclusivo com detalhes de alumínio e um emblema entalhado com o número do chassi do veículo. Os bancos de couro preto trazem uma faixa laranja contrastante, uma herança do Mach 1 original.

De acordo com a Ford, o Mach 1 tem downforce 22% maior que o Mustang GT com Pacote de Performance Nível 1, e com o Pacote Handling a diferença chega a cerca de 150%. Para melhorar a resistência na pista, foram adicionados dois trocadores de calor laterais – um para resfriar o óleo do motor e outro para o óleo de transmissão –, além do sistema de refrigeração do eixo traseiro e do difusor inferior do Shelby GT500.

A marca ressalta ainda que a atualização aerodinâmica mais importante do Mach 1 é a nova cobertura do assoalho. Ela avança 20 polegadas a mais para trás que o Mustang GT Performance Pack para suavizar e aumentar o fluxo de ar sob a frente do carro. As asas inferiores aumentam a força descendente e também auxiliam no resfriamento dos freios.

Para melhorar a dirigibilidade, o Mach 1 traz também uma nova calibração da suspensão MagneRide, direção elétrica com eixo mais rígido e nova calibração, barras estabilizadoras e molas dianteiras mais rígidas, booster de freio do Mustang GT Performance Pack nível 2, pneus Michelin PS4 e subquadro traseiro com buchas mais rígidas.

Preços e número de unidades que irão compor a edição limitada do novo Mustang Mach 1 ainda não foram revelados.