Agora sob o comando do mesmo grupo da KTM e Husqvarna, a GasGas revelou suas primeiras motos de rua. A fabricante espanhola, ganhou o Rally Dakar com o piloto Sam Sunderland, e com maior reconhecimento no mercado, a empresa que é especializada em motos de trilha decidiu se aventurar em busca de novos clientes trazendo suas primeiras motocicletas de rua. 

São dois modelos que chegam na linha 2023, a ES 700 e SM 700 que foram baseadas nas KTM 690 Enduro R e 690 SMC-R com o mesmo conjunto mecânico monocilíndrico de 693 cm³ arrefecido a líquido, capaz de entregar 74 cv de potência a 8000 rpm, com a embreagem deslizante, quickshifter bi-direcional. As duas trazem um tanque de combustível de 13,6 litros, montado na traseira.

A ES 700 possui suspensão da WP XPLOR com o amortecedor da dianteira e traseira de 249 mm de curso. Na frente rodas de 21 polegadas e 18 na traseira calçadas com pneus Continental Twinduro TKC 80. O peso total da moto é de 145 kg.

Já no modelo SM 700, a suspensão é WP APEX na dianteira e WP APEX com link na traseira com 216 mm de curso na frente e 239 mm na traseira. Além disso, a moto vem equipada com freios da marca Brembo com disco de 320 mm na dianteira e pinça de quatro pistões. As rodas são de liga leve de 17 polegadas com pneus Continental ContiAttack SM Evo. Tudo isso pesando 148 kg no total. 

Apesar das motos serem muito parecidas em alguns aspectos, podemos notar diferenças na eletrônica. Ambas possuem dois modos de pilotagem, controle de tração sensível a inclinação e ABS atuante em curva, porém com uma função diferente para cada modelo. Na ES 700, a eletrônica é voltada para o uso na terra, enquanto na SM 700, a variação é conforme a resposta mais esportiva. 

As novas motos da GasGas devem chegar na europa ainda esse ano, em meados do segundo semestre. Ainda não foram divulgados preços nem dados técnicos de desempenho.

Divulgação/GasGas

Divulgação/GasGas