Gol, da Argentina! Hermano prepara no Brasil VW 1.6 16V Turbo com 412 cavalos [Túnel do Tempo]

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Por: Fabio Felix Pascoal / Fotos: Fábio Arantes

[Esta matéria foi publicada orginalmente na FULLPOWER 73]

A quantidade de Volkswagen Gol em circulação supera a frota de carros da cidade de São Paulo. De cada oito automóveis atualmente em uso no Brasil, um é Gol. Se todas as unidades produzidas fossem colocadas em fila indiana, teríamos um engarrafamento de mais de 20 mil km! Esses números atestam uma verdadeira legião de admiradores e o título de “carro mais preparado do Brasil”.

vw-gol-turbo-fullpower-tunel-do-tempo-35Este Gol GL 1995 do comerciante argentino erradicado no Brasil Sérgio Ravazza é um ótimo exemplo: foi comprado zero-quilômetro na Argentina e trazido para cá. “Comecei este projeto sete anos atrás, ainda na Argentina. Aí me mudei para o Brasil em definitivo, onde finalizei a personalização”, conta Sérgio.

vw-gol-turbo-fullpower-tunel-do-tempoEsses sete anos foram de trabalho duro em cima do carro. O nível de capricho e criatividade impressiona! “Muitas peças e equipamentos foram criados por mim. Quando o serviço não ficava totalmente a contento, jogava fora e começava do zero. Isso ocorreu diversas vezes.” As primeiras modificações foram na carroceria. Para calçar o “quadradinho” com rodas italianas Toora (de cubo rápido) de 17”, os pára-lamas foram alargados, garantindo um visual sóbrio e boa dirigibilidade. O bocal do tanque foi removido da lateral, indo parar no painel traseiro, e agora tem um bocal de moto esportiva.

vw-gol-turbo-fullpower-tunel-do-tempo-25BX-Sparco_610x200A primeira impressão é de um Golzinho com rodas e um intercooler frontal… Mas um olhar mais “clínico” revela ser uma obra-de-arte sobre rodas! A começar por baixo do capô, onde “reside” um reluzente motor AP 16V, com detalhes exclusivos. “Polias, flautas de combustível, barras estruturais…. Tudo foi desenhado por mim. Para você ter uma idéia do trabalho, a barra antitorção das torres foi produzida a partir de um bloco maciço de alumínio, até ficar com o formato desejado. Foram consumidos três meses só para usinagem e ajustes”, explica.

vw-gol-turbo-fullpower-tunel-do-tempo-17A parte mecânica tem muito além de “perfumaria”: pistões e bielas forjadas Iapel — fabricante argentino que Sérgio representa por aqui — garantem rigidez ao pequeno AP 1.6. “O pessoal da CK Motorsports foi responsável pelo acerto do carro. Rodando na gasolina, com 1,7 kg de pressão no turbo Holset, atingi 412 cv no dinamômetro! Nada mal para um motorzinho 1 600! O próximo passo será montar um dois litros. Quero atingir os 500 cv na gasolina, mantendo a mesma pressão de turbo atual”, diz Sérgio.

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No interior, o show de bom gosto e exclusividade continua. O santantônio German Racing de seis pontos foi totalmente cromado e os bancos concha Sparco, modelo Siena, receberam revestimento de couro bege, assim como as laterais das portas e a forração do teto. “O interior foi a parte que me deu mais trabalho, porém, o resultado ficou ótimo. Valeu muito a pena”, comemora. Na rua o Golzinho faz bonito, anda redondo e tem uma pegada do turbo violenta, já a partir do 3 000 rpm. Este é o único “gol” argentino que todo brasileiro gostaria de poder admirar ao vivo!

FICHA TÉCNICA

  • Carroceria:
  • Modelo: VW Gol GL 1 995
  • Tipo: Hatch, monobloco, motor longitudinal, tração dianteira
  • Motor:
  • Modelo: AP 1 600
  • Potência e torque: 412 cv
  • Dimensões: Diâmetro de 81 mm, curso de 77,4 mm (1 596 cm3)
  • Bielas: Iapel de aço forjado com 144 mm de comprimento
  • Pistões: Iapel forjado
  • Turbo: Holset HX40, caixa quente .58, rotor 58 mm, eixo 60 mm, wastegate Limit, blow-off Limit, intercooler Spearco
  • Cabeçote: De alumínio 16V, válvulas 33 mm na admissão e 29 mm no escape, molas duplas, prato em aço cromo-molibdênio, comando original
  • Escape: Coletor tubular pulsativo em aço inox German Racing Escapes com saída de 3”
  • Alimentação: 4 injetores do Audi A3 turbo, bomba Bosch 018, tanque em alumínio de 50 litros, 2 corpos de borboleta de Gol GTI 16V, injeção programável FuelTech RacePro1Fi
  • Taxa/combustível: 8:1/ gasolina
  • Ignição: Módulo de ignição MSD 6AL, bobina Mallory Promaster, cabos de 12 mm
  • Transmissão:
  • Câmbio: Forjado com engrenagens de dente reto
  • Embreagem: Tilton multidisco
  • Suspensão:
  • Amortecedores: Koni reguláveis
  • Freios e rodas:
  • Freios:Dianteiros a disco de 330 mm com pinças Wilwood de 4 pistões e cubos billet flutuantes RG Brakes
  • Rodas: Toora Competizione 17”x7”
    Pneus: Toyo 205/40 R17”
  • Modificações:
  • Manopla, pedaleiras, volante, cintos de quatro pontos e bancos concha, todos Sparco, MP3-player Pioneer, kit duas vias Audiobahn, subs Swiss Audio, santantônio de seis pontos German Racing

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GALERIA DE FOTOS

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Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
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