Guepardo, da cearense Adventures Off-Road, entra na fase final de testes

Data:

Compartilhe:

O que você verá neste artigo:

Próximo de ser produzido em série, o Guepardo, da montadora cearense Adventures Off-Road, entrou na fase final de testes de rodagem. Em contato com a FULLPOWER, a nova fabricante com sede em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, informou que o veículo passa neste momento por ensaios para completar o ajuste fino na suspensão e amortecedores, visando “enfrentar com perfeição os desafios das trilhas”.

Projetado por ex-engenheiros da antiga Troller, o Guepardo mantém o legado e a tradição do Ceará na construção de veículos off-road com tração 4×4. Não só isso, a empresa do Nordeste também vai inaugurar um novo segmento, o dos veículos URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário). Este é diferente de um UTV (Utility Task Vehicle/Veículo Utilitário Multitarefa), como os modelos da Polaris e Can-Am, por exemplo, que possuem outras aplicações. Em comum, são duas categorias que dispensam emplacamento – e por isso não podem rodar em estradas abertas.

Adventures Off-Road Guepardo
Guepardo tem mecânica Volkswagen (Divulgação)

“Nós inventamos esse segmento, dos URV. O Guepardo é pauleira! Ele concorre com um UTV na performance, com um jipe na força e tração e com um SUV tradicional, na parte de conforto”, explicou cheio de empolgação Clauder Ciarlini, um dos sócios-fundadores e diretor-geral da Adventures Off-Road, em entrevista à FULLPOWER, no começo deste ano.

Parceira da fabricante cearense no projeto do Guepardo, a OffShox Amortecedores participa ativamente da etapa final de testes com o veículo, que está em desenvolvimento desde 2021 e cujo lançamento está programado para junho deste ano.

“O desenvolvimento foi feito sempre em conjunto com a equipe da Adventures Off-Road: eles nos passaram dados técnicos do veículo, posição de dirigir, curso, peso, intenção da performance e com esses dados projetamos os amortecedores e dimensionamos as molas para instalação exclusiva no Guepardo”, explica Demetrius Tomasi, Engenheiro de Aplicação da OffShox Amortecedores.

Guepardo na versão para quatro ocupantes
Guepardo na versão para quatro ocupantes; empresa também oferece uma versão para duas pessoas (Divulgação)

Ex-engenheiro da Troller e atual diretor de engenharia da Adventures Off-Road, Moacir Braga afirma que o foco do Guepardo é na segurança total para o motorista e os passageiros, inclusive em cenários com muita lama. “Estamos na fase final para a validação do produto. Os testes foram muito satisfatórios, com muita lama, para verificar as condições de utilização do Guepardo com total segurança, e chegamos a um produto bem equilibrado para a proposta do veículo.”

Guepardo com DNA de Troller

O Guepardo é um veículo recreativo com chassi tubular, carroceria de fibra de vidro e equipado com suspensão parruda pra aguentar todo tipo de tranco.

Adventures Off-Road Guepardo
É do Brasil! Guepardo é produzido pela Adventures Off-Road em Maracanáu, no Ceará (Divulgação)

O motor usado no Guepardo é o Volkswagen EA111, o mesmo bloco 1.6 litros da linha Gol e Saveiro. Mas com a empresa cearense ele recebeu um turbo e novos componentes eletrônicos. Segundo o fabricante, o propulsor com essa configuração gera cerca de 121 cv. Há ainda dois switchs que aumentam a potência, um para 140 cv e outro para 150 cv, por períodos de 10 segundos. Já o câmbio é manual de cinco marchas, com tração 4×4.

Exceto pelos componentes eletrônicos que são importados, todas as partes mecânicas e de carroceria do Guepardo são fabricadas no Brasil, segundo a fabricante.

A própria Adventures Off-Road projetou a suspensão do Guepardo
A própria Adventures Off-Road projetou a suspensão do Guepardo, em parceria com a Offshox (Divulgação)

O novo veículo com tração 4×4 fabricado no Ceará será oferecido em duas versões: o Guepardo G200, para dois ocupantes, custa R$ 235.000, e o G400, para quatro pessoas, sai por R$ 245.000. O veículo pode ser encomendado pelo website da Adventures Off-Road.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Ford disputará o Rali Dakar 2025 com a picape Raptor

A Ford confirmou presença na disputa do Rali Dakar...

Não é fake: Entenda por que a Citroën vende uma van com duas frentes

Ninguém sabe se ela está indo ou voltando, e...

“Carro voador” da Embraer aparece em estágio avançado de produção

A Eve Air Mobility, empresa do grupo Embraer, revelou...

Clientes pedem e picape Jeep Gladiator ganha opção de pintura cor-de-rosa

A opção de pintura Tuscadero tornou-se uma obsessão para...