A Honda acaba de divulgar novidades no catálogo 2023 para os modelos CB 500 com as novas CB 500F e CB 500X chegando a partir de maio nas lojas brasileiras da marca. As mudanças são as mesmas que foram apresentadas internacionalmente no mês de fevereiro. A ciclística das motos, é uma das principais novidades nessa geração. 

Os modelos são considerados a porta de entrada no portfólio de alta cilindrada Honda aqui no Brasil. A fabricante trouxe mudanças na dirigibilidade e segurança, mantendo as atualizações que foram feitas no exterior. Agora tanto a CB 500F quanto a CB 500X receberam o novo garfo telescópico dianteiro invertido com o acabamento dourado e 41 mm de diâmetro em cada bengala. A peça é produzida pela Showa e possui funções separadas. 

De acordo com a Honda, o principal motivo de usar o garfo de funções separadas, com um curso de amortecimento hidráulico e o outro de mola, serve para aprimorar a reação da suspensão dianteira perante as imperfeições do solo. Com a modificação, ambas as motos contam com novas mesas de fixação. A suspensão traseira manteve a configuração de amortecedor único, mas ganhou recalibração, além de ficar 1,1 kg mais leve. Para ficar resistente à torção, a traseira vem com uma travessa de reforço, melhorando a maneabilidade. 

Na esportiva CB 500F as rodas permanecem de 17 polegadas em desenho Y com pneus 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira. Já a aventureira CB 500X vem com a roda dianteira maior, de 19 polegadas e pneu 110/80 com a roda traseira seguindo a mesma medida da esportiva. Os freios receberam um upgrade para ambas as motos com dois discos na frente de 296 mm de diâmetro e duas pinças de quatro pistões cada. Para compensar o aumento de peso com novo conjunto de freios, as rodas foram alteradas e ficaram mais leves. 

Divulgação/Honda

A mecânica da dupla é o mesmo bicilíndrico arrefecido a líquido, paralelo de 471cm³, capaz de entregar 50,2 cv de potência a 8.500 rpm e 4,54 kgfm de torque a 7.000 rpm com câmbio de 6 velocidades. Segundo a Honda, foi recalibrado a central eletrônica com intuito de melhorar a entrega de torque das motocicletas. Na CB 500X o radiador foi redesenhado. 

As novas motos também receberam atualização nos faróis que agora contam com LED, além de vir de série com freios ABS, painel de instrumentos digital com iluminação de alto contraste e todos os itens de iluminação completa por LEDs. A CB 500F  também vem com novo para-lama dianteiro. 

Preço, cores, garantia:

A Honda CB 500F chega com preço sugerido de R$ 39.100,00 e a CB 500X o preço sugerido é de R$ 41.600,00 ambos base de Brasilia/DF. Para ambas a garantia é de tres anos, sem limite de quilometragem. 

Cores disponíveis:

Honda CB 500F: Vermelho, Prata Metálico e Cinza Fosco.

Honda CB 500X: Vermelho, Prata Metálico e Verde Fosco

Divulgação/Honda