Assumindo a pontaPrimeiro esportivo de verdade no FULLPOWER Lap, Honda Civic Si vira temporal e assume a ponta ente os carros originais

honda-civic-si-fullpower-lap-interlagos-2011

O Honda Civic Si é, sem dúvida, o único carro verdadeiramente esportivo do Brasil. Nós já sabíamos disso antes de levá-lo para o Autódromo de Interlagos, mas não sabíamos que ele se comportaria tão bem. Por pouco mais de R$ 100 mil, (na tabela são R$ 103.650), o comprador aproveita os mais de 200 cv medidos em nosso dinamômetro — a Honda divulga a máquina com 192 cv a 7.800 rpm — e um conjunto excelente para quem procura performance.
Ao deixar os boxes para abrir a primeira das três voltas, a reta oposta do circuito paulista ficou curta. O quatro cilindros girou 8.000 rpm de terceira, quarta e quinta marchas. Faltou espetar a sexta, mas era preciso frear para contornar o Lago.

honda-civic-si-fullpower-lap-interlagos-2011-1

A carroceria firme graças a suspensão com calibração esportiva e os freios a disco nas quatro rodas garantiram a tranquilidade nesses primeiros metros de pista livre. Uma subida na zebra mostrou a rigidez do conjunto com pneus 215/45 R17 calibrados com 40 libras de pressão. Os bancos envolventes seguram o piloto em curvas fechadas.
Após contornar o miolo, subir a Junção e vir para a reta dos boxes, lá na frente havia um Renault Mégane, do Centro Pilotagem Roberto Manzini, com um aluno ao volante. Na frenagem, já pensando no contorno do S do Senna, um Porschão embutiu no Civicão. Primeira perna contornada com um olho do Mégane, outro no alemão. Da forma que o Renault era atropelado, o Porsche engoliu o Honda, já na Curva do Sol. Mesmo girando tudo no 2.0 16V, com direito a acionamento do V-Tec (sistema de comandos variável), era inevitável ser ultrapassado. Mesmo assim, nossa melhor volta foi forte para um original: 2min10 seg! Esse tempo o coloca em primeiro no nosso ranking.

Por Eduardo Bernasconi

Fotos reprodução de vídeo

[nggallery id=27]