Jaguar E-Pace chega em versões 2.0 turbo (250 cv e 300 cv), começando acima de R$ 200 mil

Data:

Compartilhe:

O Jaguar E-Pace pode te fazer acreditar que trata-se de um elétrico pela letra “E” do nome, mas em ambas versões que virão para o mercado brasileiro ele terá motor quatro cilindros turbo, 2.0 da família Ingenium, que varia de 250 cv (entrada) até 300 cv (top de linha), sempre com câmbio automático de nove velocidades. Montado sobre a plataforma do Range Rover Evoque, em aço (o irmão maior F-Pace usa alumínio) o E-Pace tem também componentes do Land Rover Discovery. Com o sucesso do F-Pace em vários países – fez as vendas da marca quase duplicar – esse baby-SUV certamente irá ajudar nos resultados.

Nós rodamos com o E-Pace no circuito da Fazenda Capuava, interior de São Paulo, onde não é o habitat de um SUV, mas foi bem divertido! Além disso, fizemos também um trecho off-road para conhecer as habilidades do “gatinho”longe do asfalto. A versão top, R-Dynamic SE P300, pesa 1.832 kg e foi para a pista com disposição de esportivo! As credenciais são fortes: 0 a 100 km/h em 6s4 e máxima de 243 km/h, mas o comportamento dinâmico, com o sistema de tração nas quatro rodas adaptativo dinâmico – Active Driveline –, que pode jogar todo o torque de 40 kgfm para um único eixo, se isso for preciso (no asfalto e na terra).

Contornar curvas rápidas e retomar a aceleração nesse SUVinho é uma delícia. Ele aponta muito nas curvas e sai rapidamente delas também. Como todo AWD, a frente tende a escapar caso o piloto abuse, mas rodando no dia-a-dia, dentro da lei, é segurança pura. O câmbio tem relação de marchas uma em cima da outra e com entre-eixos de 2m68 (comprimento total de 4m39), o deixa bastante ágil. Até para parar, mesmo com quase suas duas toneladas, dá conta do recado.

Em relação à versão de entrada, o P300 tem mais pressão de turbo: 1,8 bar diante 1,3 bar do P250, além de oferecer Active Driveline e rodas de aro 20”, com pneus 245/45 Pirelli PZero. No P250, aro 19”com pneus 235/55 e um All Wheel Drive convencional, ou seja, perde bastante na performance de pista (bem menos no uso convencional). A diferença de preço é grande: R$ 222.300 para R$ 278.080.

Novo Head UP Display + painel TFT

Com a chegada do E-Pace, a Jaguar oferece também um novo Head-Up Display. Nele, as informações como navegação, velocidade e alertas de segurança, por exemplo, aparecem para o condutor à sua frente, no parabrisas, em diversas cores e bem visíveis. Além disso, o painel digital em TFT e uma tela de 10” na continuação do console, abaixo dos difusores de ar e acima dos comandos do ar-condicionado.

Espaço & comodidade

Quem ocupa os bancos dianteiros vai confortavemente no E-Pace, porém se forem de alta estatura podem atrapalhar e roubar espaço de quem vai atrás. O acabamento é Jaguar de ser, muito bom e silencioso. O grupo disponibilzará versões com sistema keyless (não precisa estar com a chave em mãos para entrar ou funcionar o motor), teto panorâmico e abertura do porta-malas por sensor, para o caso do proprietário estar com as mãos ocupadas.

Off-road da pesada

No quesito fora de estrada, que também não é a praia do E-Pace, ele faz seu papel com destreza. É cheio dos recursos eletrônicos que os primos da Land Rover oferecem, com controle de velocidade em descida, transferência de tração para a rodas que tiver mais condição de tirá-lo do obstáculo, rigidez de carroceria excelente e poder de inclinação fortíssimo. Ou seja, vai pra terra ou acelerar no asfalto e tá com grana no bolso, seu próximo baby-SUV pode ser um E-Pace.

Como todo turbo de fábrica, dá para tirar ainda mais. E cabe mais roda também

Pra quem curte a FULLPOWER e quer um toque pessoal, dá sim para colocar até rodas de aro 22″ e ir em alguma oficina especializada em eletrônica para tirar alguns cavalinhos a mais e mais força do quatro cilindros Ingenium, com um simples remap, filtro, down-pipe e escape, por exemplo. Aí o gatinho ficará mais cabuloso ainda!

Nas quatro versões disponíveis, os valores estão separados assim:

E-Pace P250 – R$ 222.300

Câmera de ré, monitor de fadiga, assistente de manutenção de faixa de rodagem, sensors dianteiros e traseiros para estacionamento, rodas R19”, Painel virtual, faróis em LED, com DRL

E-Pace R-Dynamic S P250 – R$ 246.750

Sensores de estacionamento 360 graus, freios dianteiros com discos de 350 mm, sistema de navegação PRO, Park Assist, rodas R20”

E-Pace First Edition P250 – R$ 275.900

Teto panorâmico, rodas 20”, couro Windsor nos assentos dianteiros, Head-Up Display, entrada Keyless, tomadas elétricas adicionais, configuração de iluminação interna, entre outros.

E-Pace R-Dynamic SE P300 – R$ 278.080

Saída dupla no escape, monitor de fadiga, sistema de manutenção de faixa de rodagem, retrovisores aquecidos com memória, assistente de farol alto, painel de instrumentos virtual, monitor de ponto-cego, rodas R20”, controle de cruzeiro adaptativo, abertura elétrica do porta-malas, entre outros.

Texto Redação FULLPOWER

Fotos Marcos Camargo/Divulgação

 

Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

As 5 marcas de bateria com melhor reputação, segundo o Reclame Aqui

Você já parou para pensar na importância da bateria...

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu...

BMW X5 será o primeiro carro híbrido plug-in produzido no Brasil

O Brasil está prestes a receber seu primeiro veículo...

Nova picape Chevrolet S10 tem pré-venda iniciada por R$ 281.190

Com apresentação ao público marcada para a próxima semana...