A versão que faltava para o Jaguar F-Pace consolidar a sua imagem como um verdadeiro SUV esportivo foi apresentada nesta semana: a SVR. Agora o modelo faz parte do panteão de modelos preparados pela Special Vehicles Operations, o braço esportivo da Jaguar Land Rover, e também conta com um V-Oitão embaixo do capô!

Assim como os outros modelos SVR da companhia, o F-Pace agora ostenta 550 cv de potência e 69,3 kgfm de torque. Além do motorzão V8 de 5 litros, o carro passou por uma série de alterações pra ficar mais afinado para as pistas. A começar pelas molas, 30% mais firmes na frente e 10% atrás, em comparação com a versão V6 S do SUV. As barras estabilizadores mais espessas também contribuem para que a carroceria tenha 5% menos rolagem nas curvas, segundo a própria fabricante. Os freios têm discos de 395 mm na frente e 396 mm atrás.

A aerodinâmica e resfriamento do carro também mereceram atenção especial. Ele conta com para-choque com entradas de ar maiores e saídas de ar no capô e nos para-malas dianteiros, estes últimos para diminuir turbulência na caixa de roda e, assim, obter melhor fluxo da corrente de ar e diminuir o arrasto. As rodas são de 21” ou 22” (opcionalmente). Completa o visual as duas saídas duplas de escape na traseira.

Com esse conjunto, a Jaguar diz que o F-Pace SVR é capaz de atingir os 100 km/h em 4,3 segundos, com velocidade máxima de 283 km/h. É pouco ou tá bom pra um SUV?