Demorou um pouco mais que o previsto pela marca, mas finalmente a versão Rubicon do Jeep Wrangler começa a ser vendida no Brasil. A configuração ainda mais apta para o off-road (que era cotada para chegar às lojas no fim do ano passado) desembarca no país com preço sugerido de R$ 419.990.

Apesar de ser R$ 72 mil e R$ 49 mil mais caro que as versões Sahara e Sahara Unlimited, o Wrangler Rubicon é equipado com o mesmo motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha e injeção direta de gasolina. Esse propulsor entrega 270 cv e torque de 40,8 kgfm, utiliza turbocompressor twin-scroll (fluxo duplo) de baixa inércia com um válvula waste-gate de atuação eletrônica para resposta e desempenho mais ágeis e está combinado com um câmbio automático de oito marchas.

Entre as exclusividades da nova opção topo de linha estão o sistema 4×4 Rock-Trac com eixos Dana 44 com relação reduzida de 4:1, diferenciais de bloqueio eletrônico Tru-Lok, barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica, suspensão 5 cm mais alta, pneus lameiros BF Goodrich de 33 polegadas e mais proteção sob a carroceria.

A capacidade de reboque do Wrangler Rubicon é de mais de 1,5 tonelada e ele ainda é capaz de trafegar por áreas inundadas com até 76 cm de altura. Os ângulos de ataque e saída são de 44 graus e 37 graus, respectivamente. O pacote de tecnologias do jipão inclui sensores de estacionamento, câmera de ré, faróis 100% de led, monitor de ponto cego e aviso de colisão frontal com alertas de frenagem ativa, além de central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, que mostra dados como inclinação lateral e longitudinal do veículo, modo de tração selecionado, grau de esterço da direção, coordenadas geográficas e altitude em relação ao nível do mar.

A versão chegou ao Wrangler desde o TJ (lançado em 1997), em homenagem à Rubicon Trail. A trilha da Califórnia, ao sul do Lake Tahoe, tem extensão de aproximadamente 35 km e é considerada uma das pistas mais técnicas de condução offroad dos Estados Unidos. De acordo com a Jeep, o Wrangler Rubicon encara o trajeto exatamente como sai da concessionária, sem a necessidade de qualquer preparação.