E dá-lhe carros hiperesportivos no Salão de Genebra 2019. Este aqui, da Koenigsegg, é nada menos que o sucessor do Agera RS. Batizado de Jesko, impressiona com seu motor 5.0 V8 biturbo de até 1.600 cv, quando abastecido com E85 (mistura de gasolina e 85% de etanol). Trata-se, portanto, de uma máquina flex e capaz de atingir absurdos 482 km/h de velocidade máxima.

 

Ao ser abastecido somente com gasolina, o Jesko tem potência de 1.280 cv. Mas ainda assim assusta, né? Outro número expressivo é o do torque, de 153 kgfm. Toda essa força é administrada por uma transmissão automática de nove marchas desenvolvida pela própria marca e que faz trocas rapidíssimas. Tanto é que o câmbio recebeu o nome de velocidade da luz.

Com produção limitada a 125 unidades e preço de 2,7 milhões de euros, o Jesko chega para rivalizar modelos como o Mercedes One e o McLaren Senna; e desde o lançamento já faz sua campanha de superioridade. Segundo a Koenigsegg, o modelo exerce pressão aerodinâmica 30% superior à do One e 40% superior à do Agera RS.

Visualmente, o Jesko (nome do pai de Christian von Koenigsegg, dono da marca) mescla o estilo agressivo de seu predecessor com as linhas mais elegantes do irmão Regera. O enorme spoiler dianteiro lembra o de carros de corrida, assim como a cabine monocoque de fibra de carbono. A traseira também impressiona com muitos detalhes, como a dupla saída central de escape, o aerofólio e as lanternas afiladas. As rodas dianteiras de 20 polegadas são calçadas em pneus Michelin Pilot Sport Cup2 265/35. As traseiras são de 21 polegadas, com compostos de medidas 325/30.