A semana foi de novidades para a KTM que apresentou um novo lançamento para o segmento de motocicletas de luxo ultra-equipadas. Segundo o mesmo caminho da Ducati com a Multistrada V4S, a nova 1290 SuperADV S, da fabricante austríaca chega para assumir o topo de linha na gama de aventureiras, trazendo diversos equipamentos interessantes incluindo radares. 

O novo modelo da KTM é completo o suficiente para rivalizar com as concorrentes. Entre as novidades a motocicleta possui: Controle de tração com até 5 níveis de atuação interligados aos modos de condução, freios ABS atuantes em curvas fornecidos pela Bosch e suspensões semiativas. Nos itens de conectividade a moto inclui o painel  de instrumentos digital com tela TFT colorida que se conecta aos smartphones por meio de Bluetooth, além de uma tomada USB.

Com intuito de fornecer conforto e segurança, a 1290 SuperADV S é mais uma motocicleta a receber a tecnologia de radares. O equipamento faz com que a moto mantenha uma velocidade e distância segura dos veículos a frente. Neste caso o condutor só precisa realizar as curvas em quando a bike se encarrega de acelerar e frear de acordo com o trânsito .

O conjunto mecânico é o LC8 bicilíndrico montado em V de 1.301 cm³ e arrefecido a líquido. O motor é capaz de entregar 160 cv de potência a 9.000 rpm e 14 kgfm de torque a 6.500 rpm. Tudo isso é gerenciado pelo câmbio mecânico de 6 marchas com transmissão final por corrente. A aventureira ainda vem equipada com amortecedores de 200 mm de curso nas duas rodas, que são de 17 polegadas. Ainda assim conta com assento ajustável e tanque de combustível com capacidade de 23 litros.

A nova KTM 1290 SuperADV S chega às lojas nos próximos meses para concorrer no segmento das motos aventureiras de luxo. Entre as rivais, a motocicleta terá exemplares como a Triumph Tiger 1200 e Harley-Davidson Pan America e BMW R 1250 GS. O modelo  da fabricante laranja chega custando R$ 164.900.

Divulgação/KTM