O piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, já pode ser chamado de cidadão brasileiro. Nessa semana, o britânico da equipe Mercedes AMG no maior campeonato do automobilismo mundial, recebeu o título de cidadão honorário do Brasil. Honraria que foi aprovada pela Câmara dos Deputados. 

Hamilton, sempre demonstrou carinho pelo país verde e amarelo e no ano passado, protagonizou uma cena emocionante no autódromo de Interlagos. Após vencer o GP São Paulo de Fórmula 1 2021, o britânico parou o carro, pediu a bandeira brasileira, e desfilou relembrando o mesmo ritual que Ayrton Senna costumava fazer. O gesto emocionou a todos e repercutiu mundialmente. 

Logo na semana após o GP de São Paulo, André Figueiredo (PDT-CE) protocolou uma proposta no dia 16 de novembro de 2021, que rapidamente teve sua promulgação durante a própria sessão, que nem precisou ser aberta para votação. Apenas o partido Novo demonstrou voto contrário ao projeto. 

Depois de receber a notícia, Hamilton fez uma publicação nas suas mídias sociais demonstrando muita gratidão com a honraria recebida. O piloto escreveu: “Sem palavras! Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado, Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo”.

Foto: AFP

Com capacete especial em homenagem ao Brasil. Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images