Lotus Evija X vira tempo sobrenatural no circuito de Nürburgring

Data:

Compartilhe:

A lista das voltas mais rápidas do circuito de Nürburgring tem um novo nome entre os carros mais velozes que enfrentaram os 20 quilômetros em altíssima velocidade na lendária pista, na Alemanha. Trata-se do Lotus Evija X, um protótipo com motorização 100% elétrica, baseado no esportivo Evija da fabricante britânica.

Conduzido pelo piloto alemão Dirk Müller, o Evija X completou uma volta no “inferno verde” em 6min24seg047. É um tempo tão impressionante que poderia ser facilmente confundido com um recorde, no entanto, surpreendentemente, é apenas o terceiro melhor tempo registrado no autódromo.

Lotus Evija X
Lotus Evija X obteve o terceiro melhor tempo de um carro no autódromo alemão de 20 km de extensão (Divulgação)

O atual detentor do recorde de volta mais rápida em Nürburgring é o Porsche 919 Hybrid Evo, que alcançou a proeza em 5min19seg546, seguido pelo Volkswagen ID.R, com 6min05seg336, ambos protótipos. Entre os carros de produção, a marca recordista pertence ao Mercedes-AMG One, com um tempo de 6min35seg183.

A Lotus Cars não divulgou se alterou ou potencializou o conjunto mecânico no Evija X. Na versão original, o hipercarro dispõe de quatro motores elétrico, um para cada roda, que combinados geram 2.039 cv de potência e 173,7 kgfm de torque. As mudanças visuais, por outro lado, são notáveis, incluindo um kit aerodinâmico completo e pneus slicks de corrida.

Lotus Evija X
Versão extrema do Lotus Evija, modelo X é concebido para competições e quebras de recordes (Divulgação)

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Guepardo, da cearense Adventures Off-Road, entra na fase final de testes

Próximo de ser produzido em série, o Guepardo, da...

Clientes pedem e picape Jeep Gladiator ganha opção de pintura cor-de-rosa

A opção de pintura Tuscadero tornou-se uma obsessão para...

Com bateria maior, híbrido BYD Song Plus 2025 roda até 1.200 km

A BYD iniciou nesta semana a venda da linha...

Nova Ferrari 12Cilindri pode ser a última com motorzão V12

Uma Ferrari bruta, com um motorzão a gasolina e...