A hashtag #SALVEMASPERUAS infelizmente não capaz de manter a Fiat Weekend em linha no país. Nesta semana, a montadora confirmou o encerramento da produção da station wagon, a última perua compacta que restava em nosso mercado. 

Foram 23 anos de fabricação no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), numa trajetória que teve início em 1997 com o nome de Palio Weekend e que culminou em mais de 530 mil unidades emplacadas. Inicialmente, a Weekend teve motores 1.5 e 1.6, mas também foi oferecida com propulsor 1.0, 1.3, 1.4, e 1.8.

Em sua vida, a perua Weekend sofreu três reestilizações: em 2001, 2008 e 2012. Entre as várias versões lançadas, destaque para a Adventure, estilo aventureiro criado em 1999 que acabou sendo adotado também pelos Fiat  Idea, Doblò e Strada.

Com a morte da veterana, encerra-se um segmento que já teve nomes como Vemaguet, Belina, Royale, Escort SW, Caravan, Marajó, Ipanema, Corsa Wagon, Astra Wagon, Omega Suprema, Variant, Parati, Quantum, Space Fox, Golf Variant, Panorama, Elba, Tempra SW, Marea Weekend, 206 SW, Mègane Grand Tour, Fielder, entre outros. Quem quiser uma perua agora terá que partir para as (poucas) opções de luxo/esportivas como Audi A4 Avant, Audi RS6 Avant, Mercedes-Benz Classe C Touring e Volvo V60.