Mustang V6 equipado com kit compressor revela 560 cv

Data:

Compartilhe:

Mustang V6 “papa V8” : com kit compressor, Ford revela 560 cavalos e 50 kgfm de torque. Tudo para roncar alto e deixar para trás os V8 “desavisados”!

MANT3211

Certo dia, eis que Roberto Sant’Anna Ramos, um empresário de Mogi das Cruzes (SP), liga a televisão e dá de cara com Fernando Baptista, da customizadora Batistinha Garage, em um dos programas Rides, do Discovery Channel. Ele ficou paralisado, com os olhos colados na tela e um pensamento na cabeça: “um dia terei um carro modificado por esse cara”. E esse dia, enfim, chegou! “Tive a oportunidade de importar um Mustang por um amigo meu, com preço acessível. Trouxe e já mandei para o Batistinha”, afirma, referindo-se ao V6 3.7 cupê 2013.

MANT3233

Mas, por que trazer logo a versão mais simples? “Fiz questão de importar essa para preparar e ‘dar pau’ nos Mustang V8”, justifica. E, engana-se quem acha isso uma missão impossível. Ele não só “atropela” os V8, como gera um ronco assustador!

MANT3272

Após uma breve reunião com o preparador, Roberto entendeu que a melhor alternativa para transformar seu V6 em um “papa V8” seria com um kit de supercharger. “Mostrei para ele que um kit Procharger tinha a capacidade de somar mais de 170 cavalos à potência original”, lembra Batistinha. O dono do carro, então, assinou um checão e, em pouco tempo um conjunto sob medida pousava na BTS Performance, divisão esportiva da empresa de Baptista.

MANT3215

Apesar de venderem como plug & play, o conjunto requer algumas alterações para incorporar o motor V6. Como, por exemplo, o deslocamento do reservatório de água e o posicionamento do intercooler. No caso do reservatório, sua recolocação é necessária para a entrada do supercharger P-1SC-1. Uma das vantagens do componente está em sua autolubrificação, que não requer novas linhas de óleo.

MANT3336

Um filtro de ar esportivo também acompanha o pacote e, nesse caso, foi instalado na caixa original. Um fato curioso: Roberto não queria que seu carro apavorasse os V8 somente em performance, mas também no ronco do V6. “Pedi ao Fernando o escape mais barulhento possível, pois queria assustar de verdade”, brinca o dono do Ford. Atendendo aos pedidos do entusiasta, a equipe da preparadora importou um par de abafadores Roush, mais invocados que os Magnaflow, por exemplo, e fabricaram canos sarados, desde os coletores.

MANT3334

Na prática, caro amigo, o estrondo emitido pelos escapes é ensurdecedor, chegando até a incomodar. “Meus vizinhos aqui da cidade querem me matar quando estou chegando em casa”, diverte-se Roberto. E ele pode chegar na atitude, pois o Stang faz curva de verdade com o novo conjunto de amortecimento. Oriunda dos GT 500, a suspensão tem funcionamento mais firme e altura reduzida, proporcionando esportividade ao muscle.

MANT3324

Da versão GT 500 também veio um aerofólio, encaixado como uma luva no carro. “Pesquisei na internet sobre o componente e não tive dúvidas de que ficaria animal no Mustang”, diz Roberto, que também pediu a Fernando um par de faixas brancas, contrastando com a cor da carroceria negra.

MANT3297

Apesar de todas as dificuldades do projeto, o que mais deu “dor de cabeça” no customizador foram as rodas Foose Speed Black, com a “módica” medida de 22 polegadas! “Antes mesmo de comprar o carro, o Roberto já tinha abraçado esse jogo de rodas. Portanto, seria questão de honra para ele vê-lo no Mustang”, explica Batistinha. Dessa forma, além de rebater (de leve) os paralamas, foi preciso adotar baixos pneus, com medidas 265/35. “Dependendo do lugar que eu ando, eles raspam um pouco, mas eu nem ligo. Ficou animal do jeito que está e assim vai continuar”, finaliza Roberto.

MANT3281

Feliz com o resultado, o dono do carro garante que não pretende vendê-lo, salvo uma única condição: se for para interar a grana na compra de um Shelby GT 500 Eleanor, sonho de consumo do cara (e nosso também, claro…).

MANT3423

Texto: Giuliano Gonçalves

Fotos: João Mantovani

Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Com 340 cv, VW ID. Buzz GTX é a “Kombi” mais potente de todos os tempos

Já viu uma minivan esportiva? Pois a Volkswagen acaba...

Nissan dá sobrevida ao GT-R com lançamento da linha 2025

A imprensa japonesa divulgou recentemente que o Nissan GT-R...

Design reformulado, mesmo motor: Chevrolet mostra o novo Spin por inteiro

Estamos em março de 2024, mas a Chevrolet já...

Trazida ao Brasil por Ayrton Senna, Audi celebra 30 anos de atuação no país

A Audi do Brasil comemora três décadas de presença...