Não é fake: Entenda por que a Citroën vende uma van com duas frentes

Data:

Compartilhe:

Ninguém sabe se ela está indo ou voltando, e houve quem pensasse que fosse uma fotomontagem ou fake news. Mas não é. As imagens de uma van Relay da Citroën, que circulam pela internet com duas porções dianteiras uma atrás da outra, são verdadeiras. A fabricante chama essa configuração de Back-To-Back (costas com costas, em inglês) e ela existe por um motivo.

A Relay Back-To-Back são dois veículos, sempre na opção chassi-cabine, conectados na fábrica para agilizar o processo de produção e facilitar o transporte e entrega ao comprador, que geralmente é uma empresa encarroçadora. Com as cabines unidas, o conjunto ocupa o espaço de apenas um veículo na carreta de um caminhão ou no vagão de um trem.

Citroën Relay Back-To-Back
Método Back-To-Back facilita na produção e no transporte dos veículos (Divulgação)

Quem recebe os veículos conectados tem o trabalho de separá-los e construir o que bem desejar na parte traseira, como a estrutura de um motorhome ou de uma ambulância, acrescentando ainda o eixo traseiro.

Apesar do espanto com as imagens da van da Citroën com duas frentes, essa combinação é bastante comum na Europa e aplicada há quase 20 anos em veículos utilitários com tração dianteira. Quem inventou esse processo foi a Fiat, para otimizar o transporte e entrega da Ducato entre os mercados europeus.

Fiat Ducatu Back-To-Back
Esquema back-to-back só é possível em veículos com tração dianteira (Divulgação)

Vale destacar que os veículos unidos não têm permissão para rodar conectados pelas ruas e estradas. No entanto, eles podem andar juntos em movimentações curtas: basta colocar a transmissão de uma extremidade em ponto morto e dirigir o conjunto a partir da outra ponta. O difícil é entender se a van está andando de frente ou de marcha ré…

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada

Mais potente, mais leve e mais rápido. Essas são...

Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil

Nova marca chinesa no Brasil, a Neta Auto divulgou...

Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades

O casamento entre as picapes Ram e os motores...

Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa

A pré-venda do Ford Mustang GTD terminou esta semana...