Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil

Data:

Compartilhe:

Nova marca chinesa no Brasil, a Neta Auto divulgou nesta terça-feira (28), em São Paulo (SP), os primeiros detalhes de sua operação no país, que será iniciada a partir do segundo semestre deste ano com o lançamento simultâneo de três carros, todos eles elétricos. A fabricante também confirmou a intenção de ter uma fábrica em solo brasileiro.

A montadora ainda não confirmou quais dos sete carros de seu portfólio serão lançados no Brasil. No entanto, tendo em mente as demandas do mercado brasileiro, podemos esperar a chegada de modelos SUVs, como os Neta L e Neta X, além do cupê esportivo Neta GT, que foi apresentado no evento de estreia da marca na capital paulista. Outro possível candidato é o compacto Aya, que pode concorrer com o BYD Dolphin.

Cupê esportivo GT da Neta Auto
O cupê esportivo Neta GT é um dos carros da marca chinesa que pode estrear no Brasil no 2º semestre (Divulgação)

Por ora, como informou Henrique Sampaio, diretor de marketing e produto da Neta Auto no Brasil, a empresa está trabalhando na homologação de seus carros para o mercado brasileiro e na preparação da rede de concessionárias. “O lançamento dos carros importados da China será no início do segundo semestre deste ano”, adiantou o executivo.

Fábrica da Neta Auto no Brasil

Embora seja uma empresa relativamente jovem, com nove anos de atuação, a Neta Auto já tem uma presença bem estabelecida no mercado chinês e no exterior. A empresa, que ainda se classifica como uma startup, possui três fábricas na China, sendo uma delas, a unidade em Hong Kong, dedicada à exportação de veículos. Há também uma planta da marca na Malásia e outra na Tailândia. Além disso, mais duas unidades de produção estão nos planos, no México e no Brasil.

Neta Auto Aya
O SUV compacto elétrico Aya é o carro de entrada da Neta Auto na China (Divulgação)

De acordo com Henrique Sampaio, a Neta prefere assumir uma fábrica inativa no Brasil a construir uma nova instalação do zero. Por aqui (e no México), a produção dos carros será no esquema CKD, com componentes enviados da China. A previsão é que a linha de produção brasileira inicie as atividades entre 2025 e 2026, para atender o mercado nacional e outros países na América do Sul.

A Neta que não tem avós…

A Neta Auto é uma empresa do grupo chinês Hozon New Energy Automobile, um desenvolvedor de tecnologias para a indústria automotiva. Fundado em 2014, o conglomerado possui mais de 3.000 patentes e aproveitou esse conhecimento para fundar sua própria fabricante de veículos.

Neta Auto L
O Neta L é outro veículo da Neta Auto que pode chegar em breve ao Brasil (Divulgação)

Aqui no Brasil, com um terreno fértil para trocadilhos e dubiedades, o nome Neta desperta curiosidade. “Soube recentemente qual é o significado da palavra neta em português. Ainda bem que é um nome bonitinho”, disse chinês Wilson Sun, presidente assistente da Neta Auto e vice-presidente executivo do departamento de Overseas da montadora.

Na China, Neta é o nome de uma figura mitológica cheia de significados. “Neta é um personagem, o espírito de um menino que nunca desiste. É uma figura que sempre busca benefícios para todos, mesmo enfrentando dificuldades. Esse também é o espírito e representa a jornada da Neta Auto”, explicou Sun.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu...

Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada

Mais potente, mais leve e mais rápido. Essas são...

Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades

O casamento entre as picapes Ram e os motores...