Nova Ferrari 12Cilindri pode ser a última com motorzão V12

Data:

Compartilhe:

Uma Ferrari bruta, com um motorzão a gasolina e sem vestígio algum de eletrificação, a nova 12Cilindri, em versões cupê e spider (conversível), foi apresentada em Miami Beach, na Flórida, nessa quinta-feira (2), marcando também os 70 anos da estreia da marca do cavalo rampante nos Estados Unidos.

Como indicado pelo seu nome em italiano, o 12Cilindri possui um motor de 12 cilindros, possivelmente sendo o último desse tipo presente em um supercarro da Ferrari. A marca já experimentou algumas ideias de motorização híbrida, como nos modelos SF90 Stradale e Purosangue. No entanto, neste novo lançamento, a fabricante revisita sua tradição de propulsores V12 com uma versão reformulada do F140HD, introduzido pela primeira vez na Enzo, em 2002, e atualizado desde então.

Ferrari 12Cilindri
Nova Ferrari 12Cilindri nas versões cupê e spider (Divulgação)

Na 12Cilindri, o V12 de 6.5 litros naturalmente aspirado, instalado na parte frontal do carro, é uma usina de força capaz de entregar 830 cv de potência a impressionantes 9.500 rpm e 69,1 kgfm de torque. Segundo o fabricante, 80% dessa “patada” (55,2 kgfm) é disponibilizada em apenas 2.500 rpm, e o valor máximo é alcançado em 7.250 rpm. Portanto, trata-se de um carro com uma curva de aceleração progressiva, o que a Ferrari descreve como “uma sensação de potência interminável”.

O controle de toda essa potência é feito pela transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades, com tração traseira. A Ferrari explica que essa transmissão é a mesma da SF90 Stradale, mas com ajustes que tornam as relações 5% mais curtas nas marchas mais baixas, resultando em um aumento de 12% no torque entregue às rodas. O resultado é um tempo de aceleração extremamente baixo: a 12Cilindri (na versão cupê) vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, alcançando os 200 km/h em apenas 7,9 s, e continua acelerando até atingir a velocidade máxima de 340 km/h, que é limitada eletronicamente.

Ferrari 12Cilindri
Mais pesada, a 12Cilindri acelera de 0 a 200 km/h em 8,2 s (Divulgação)

Por ora, os dados sobre consumo de combustível e emissões não foram divulgados, pois ainda estão em fase de homologação. No entanto, tratando-se de uma Ferrari, quem realmente se importa com isso?

Estilo da 12Cilindri relembra o passado da Ferrari

Concebida pela equipe de design liderada por Flavio Manzoni, a 12Cilindri representa uma ruptura radical com os estilos anteriores dos V12 com motor central dianteiro da Ferrari. Enquanto o 812 Competizione exibiu uma linguagem escultural, o 12Cilindri adota uma estética mais sofisticada, mas ainda inspirada nos modelos da marca produzidos nas década de 1950 e 1960.

Ferrari 12Cilindri
Modelo vem com rodas aro 21 polegadas (Divulgação)

A Ferrari diz que abordagem de design do 12Cilindri busca explorar linguagens que se afastam do convencionalismo automobilístico. A frente do carro abandona elementos tradicionais, como os faróis alongados, em favor de geometrias mais integradas, enquanto a traseira apresenta lanternas dispostas de forma inovadora em uma lâmina contínua. Abas ativas substituem spoilers, criando uma sensação de alta tecnologia e fluidez visual que permeia toda a carroceria.

A cabine do 12Cilindri é tratada de forma coesa e integrada, com detalhes que ecoam o design da tela traseira e se mesclam organicamente com o resto do carro. A parte traseira, com suas quilhas difusoras proeminentes e saídas de escape redesenhadas, contribui para a sensação de continuidade e sofisticação tecnológica. O resultado é um automóvel que funde funcionalidade e beleza, evidenciando a habilidade dos designers do Ferrari Styling Center.

Ferrari 12Cilindri
A traseira do novo modelo é uma das mais diferentes já feitas pela Ferrari (Divulgação)

Cabine da 12Cilindri combina elegância e sustentabilidade

O design do interior do Ferrari 12Cilindri divide-o em três níveis diferentes: o primeiro, dominado pela parte superior do painel, continua a misturar-se com o acabamento do painel das portas. A seguir está a área central, enquanto a terceira inclui a área dos pés e os assentos. A fabricante destaca ainda o uso de materiais sustentáveis na cabine, como os revestimento em Alcantara contendo 65% de poliéster reciclado.

Ferrari 12Cilindri
Interior do carro tem acabamento com materiais reciclados (Divulgação)

Inspirado na clássica arquitetura de cabine dupla da Ferrari, o interior do 12Cilindri apresenta uma estrutura simétrica que proporciona conforto e envolvimento ao motorista e ao passageiro. O painel horizontalmente estendido destaca-se pela divisão clara entre volumes superiores e funções técnicas inferiores, enquanto os painéis do túnel central se integram ao design, oferecendo espaço e elegância.

A 12Cilindri também é equipada com uma nova Interface Homem-Máquina (HMI) e sistemas de conectividade móvel avançados, garantindo uma experiência de condução intuitiva e envolvente, como explica a marca. O carro ainda oferece opções de áudio de última geração, incluindo um sistema desenvolvido em colaboração com a Burmester, proporcionando uma experiência sonora tão poderosa quanto o ronco do motor V12, talvez o último da Ferrari.

Ferrari 12Cilindri
Interior é para apenas dois ocupantes (Divulgação)

Lançamento da nova Ferrari 12Cilindri é programado para o verão no hemisfério norte, entre junho e setembro. Os preços ainda não foram divulgados.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada

Mais potente, mais leve e mais rápido. Essas são...

Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil

Nova marca chinesa no Brasil, a Neta Auto divulgou...

Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades

O casamento entre as picapes Ram e os motores...

Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa

A pré-venda do Ford Mustang GTD terminou esta semana...