A nova Ram 1500 enfim começa a ser vendida no Brasil. Ou melhor, entra em pré-venda na versão Rebel com preço inicial de R$ 399.990. Com o pacote de opcionais, o valor sobe para R$ 419.990. As primeiras 100 unidades serão entregues aos compradores em abril de 2021. Para você conhecê-la melhor, listamos cinco coisas sobre a picape mais esportiva do país.

1. Motorização: a muscle truck é equipada com o motor Hemi 5.7 V8 a gasolina de 400 cv e 56,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração 4×4, com modos 4×4 high e reduzida selecionados eletronicamente por botões que ficam ao lado do seletor rotativo do câmbio.

2. Tecnologias: a picape traz itens como head-up display, que projeta informações como velocidade no parabrisas, retrovisor interno digital de LCD, central multimídia com tela vertical de 12 polegadas sensível ao toque, GPS nativo, câmera 360°, ar digital de duas zonas, carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial com partida remota, tela colorida e configurável de TFT de 7 polegadas no quadro de instrumentos, além de sistema de áudio premium Harman Kardon com 19 alto-falantes, bancos de couro com aquecimento e ajustes elétricos para os da frente, teto solar panorâmico, volante multifuncional aquecido e pedais com regulagem elétrica de distância. No quesito conectividade, destaque para as nove entradas USB, sendo quatro do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115V.

Por fora, temos faróis e lanternas de led, rodas de 18 polegadas calçadas em pneus de uso misto e uma tampa de caçamba que abre de maneira convencional ou para os lados, como na Fiat Toro. Ela também tem amortecimento na descida, auxílio na subida e abertura remota pela chave. A caçamba tem capacidade para 1.200 litros e se ainda não for suficiente, você pode apelar para os compartimentos laterais, de 103 litros cada.

3. Segurança: o chassi da Ram 1500 Rebel agora é formado por 98% de aço de alta resistência, sendo que metade é de aço avançado de alta resistência. na cabine e na carroceria, 54% é aço de alta resistência. O uso de alumínio foi ampliado, estando presente no capô, tampa da caçamba, suportes do motor, seção central do eixo dianteiro, membros cruzados da suspensão dianteira e sistema de direção. Isso tudo ajudou também na redução de peso da picape. Comparada a antiga, a nova Ram 1500 é 102 quilos mais leve.

A Ram 1500 conta com seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas, direção elétrica, park assist, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sem falar do controle adaptativo de velocidade com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem e controle de oscilação de reboque.

4. Dimensões: a nova Ram 1500 tem quase seis metros de comprimento. São 5,92 metros. Ela tem 2,08 m de largura, 2,01 m de altura e entre-eixos de 3,67 m. Se a gente comparar com as medidas da Toyota Hilux, a Ram 1500 é 50 cm mais comprida, 20 cm mais larga e 20 cm mais alta.

5. Consumo e desempenho: de acordo com o fabricante, a nova Ram 1500 acelera de zero a 100 km/h em 6,4 segundos, atinge velocidade máxima de 174 km/h e faz 5,3 km/l na cidade e 6,6 km/l na estrada. Lembrando que o motor v8 dela é movido a gasolina.