Agressividade é uma palavra que define bem o Audi RS3 2022. A nova geração do esportivo – que continua sendo oferecido em carroceria hatch e sedã – chama atenção não só pelo design ainda mais invocado, mas também pelo conjunto mecânico e por novas soluções que prometem deixar o motorista bem mais empolgado na hora de brincar numa pista, como o modo drift.

Batizado de RS Torque Rear, o recurso é responsável por enviar o máximo de força para as rodas traseiras, possibilitando aquelas boas escorregadas. Outro modo de pilotagem inédito é o RS Performance, que equilibra a distribuição de potência de forma mais criteriosa e, segundo a Audi, elimina tanto as saídas de frente quanto de traseira durante uma tocada mais apimentada.

O novo Audi RS3 é equipado com o já conhecido motor 2.5 cinco-cilindros turbo a gasolina de 400 cv, que agora entrega 51 kgfm de torque, 2 kgfm a mais do que antes. O câmbio é de dupla embreagem e sete marchas e a tração, integral, conta com diferencial traseiro mais moderno, controlado por embreagens. De acordo com o fabricante, o RS3 acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge velocidade máxima de 290 km/h.

Entre os charmes do esportivo está a assinatura de led no farol, que forma uma animação com os caracteres R, S e 3, seguidos de uma bandeira quadriculada quando o motorista se aproxima ou se afasta do veículo. As vendas do Audi RS3 na Europa terão início em agosto. A vinda ao Brasil deve ocorrer só em 2022.